06/10/2008

Sanjo - Vinhos de São Joaquim - Serra Catarinense




Na continuidade da nossa proposta de descobrir novidades em vários lugares do mundo e trazê-las para os nossos clientes, não poderíamos deixar de lado o que é produzido aqui, também, no nosso Brasil. Dentre as novidades, desponta a serra catarinense, que tem se revelado o novo terroir no mapa vitivinícola do Brasil. Com características peculiares que a coloca no patamar das grandes regiões produtoras de vinhos e a partir do investimento em pesquisa e tecnologia, vem despontando no cenário do vinho brasileiro. No último final de semana tivemos a honra de receber o Sr. Marcos Vian, enólogo da Vinícola Sanjo, localizada na cidade de São Joaquim.
A Sanjo é uma empresa de destaque na produção de frutas e em 2002 iniciou o plantio de vinhedos, devido às condições climáticas aliadas às características do solo, que fazem esta uma região de excelência para o cultivo da vinha. As áreas que foram escolhidas para o plantio das videiras encontram-se em uma altitude mínima de 1000m. As plantas são conduzidas pelo sistema de espaldeira, primando pela baixa produção e alta qualidade do fruto. Com investimento em pesquisa, a Sanjo possui as mais avançadas tecnologias de produção e elaboração de uvas. A soma de todos estes fatores traduzem-se em vinhos expressivos e de qualidade diferenciada.
No projeto inicial foi plantada a variedade Cabernet Sauvignon, cujos vinhos já encontram-se em comercialização. Posteriormente investiu-se no plantio das variedades Merlot, Chardonay e Sauvignon Blanc. Este último encontra-se em processo de engarrafamento e chegará em breve ao mercado consumidor.
A proposta da Sanjo, em suas primeiras produções, foi fazer a vinificação de uma mesma cepa - Cabernet Sauvignon - em suas possíveis diferentes apresentações. É o resultado desta experiência que foi apresentado em dois eventos distintos: um jantar harmonizado no Bistrô da Rua e uma tarde de degustação na Sommelier Vinhos. Tivemos presentes vários enófilos, amigos e clientes, que pretigiaram os eventos e deixaram-se surpreender com a qualidade dos vinhos de altitude brasileiro. Com maestria Marcos Vian apresentou os vinhos que seguem:



Núbio Rosé - Cabernet Sauvignon - 2007
Grad. Alcóolica - 14% - Altitude: de 1.280 a 1.380m
Maceração: 12 horas
Sem barrica
Vinho de coloração róseo acinzentada, com aroma de frutas silvestres, morango e cereja, mesclado com notas florais, Ao paladar é fresco e agradável, de boa persistência e agradável final frutado.

Nobresse - Cabernet Sauvignon - 2005
Graduação Alcóolica - 12,5% - Altitude: de 1.100 a 1.280m
Maceração: Curta (5 a 6 dias)
Sem barrica
Vinho de coloração vermelho vivo, com aroma complexo e profundo, com suaves notas de cereja e amora, algo de baunilha mesclado com um agradável tostado. Em boca é saboroso e elegante, com taninos maduros, boa estrutura e final persistente.

Núbio Tinto - Cabernet Sauvignon - 2005
Graduação Alcóolica - 12,7% - Altitude: de 1.280 a 1.380m
Maceração: Média (8 a 10 dias)
Barrica: francesas, segundo uso, 50% por 5 meses
Vinho de coloração vermelho violáceo, com aroma complexo e franco, donde se destacam frutas vermelhas maduras, café e tostado. Em boca possui taninos de boa concentração que outorgam caráter e estrutura que se complementa com um agradável frutado ao final.

Maestrale - Cabernet Sauvignon - 2005
Graduação Alcóolica - 13,2% - Altitude: de 1.300 a 1.380m
Maceração: Longa (12 a 20 dias)
Barrica: francesas, primeiro uso, 100% por 10 meses
Vinho distinto de coloração vermelho rubi, com aromas de frutas, pimentas negras, especiarias e baunilha. Ao paladar é um vinho de excelente concentração, integrado com a madeira de Carvalho francês, redondo e maduro, de taninos macios e agradável final.

Além desses excelentes vinhos, foi apresentado em primeiríssima mão o Núbio Sauvignon Blanc, 2008. Marcos fez a gentileza de trazer, diretamente da pipa, algumas amostras especialmente para o evento. Este vinho foi o grande destaque, surpreendendo a todos que o degustaram pela qualidade e harmonia de seus aromas e sabores.

A Noite no Bistrô da Rua (http://www.bistrodarua.com.br/) foi extremamente agradável. Além dos vinhos que eram uma novidade para a maioria dos presentes, os convivas participaram de um agradável bate-papo com Marcos, que esclareceu as dúvidas e curiosidades que se apresentaram. O cardápio elaborado pelo Chef Revelação do Ano, pela revista Gula, Osvaldo Gorski Castro esteve em perfeita harmonia com os vinhos.

O cardápio:

Entrada
Siri gratinado e terrine de avestruz
Vinho Sauvignon Blanc 2007 (pré-lançamento)

Primeiro prato
Salmão ao molho de salsinha
Acompanha pure de moranga
Vinho Núbio Rosé

Degustaçao Nobresse Cabernet Sauvignon

Segundo prato
Filé ao molho Espanhol
Acompanha gallette de batatas
Vinho Núbio Tinto Cabernet Sauvigon

Degustação Vinho Maestrale Cabernet Sauvigon

Sobremesa
Pera caramelizada com sorvete de baunilha
Vinho de sobremesa

Se você quer saber um pouco mais sobre a Serra Catarinense e seus vitivinicultores, acesse: http://www.acavitis.com.br/apresentacao.html
Se tiver curiosidade pelos vinhos de altitude do Brasil, faça uma visita a Sommelier Vinhos! Teremos muito prazer em atendê-lo!

Nenhum comentário: