24/09/2008

JANTAR NO CALAMARES


O jantar harmonizado no restaurante Calamares (http://www.restaurantecalamares.com.br/) fechou com chave de ouro a semana portuguesa da Sommelier. Não poderia ser diferente! Os pratos maravilhosamente elaborados pela equipe do Calamares e os vinhos com muita qualidade que a importadora Lusitana traz para nós brasileiros, fizeram o casamento enogastronômico perfeito! Nossos clientes puderam conferir este resultado numa noite agradável, de muita conversa e aprendizagem. A simpatia da Eliza, sócia proprietária da Lusitana, foi destaque no evento. Incansável, revelou-se uma defensora da enologia portuguesa, com muita propriedade e conhecimento. A equipe do Calamares esteve impecável no serviço, os pratos foram servidos de forma cadenciada e no tempo certo para a apreciação de todos.
O profissionalismo em pessoa!

Para quem não pode ir, eis aqui uma amostra do que foi a noite.

As boas vindas foram dadas com o Lisa Branco, 2006, vinho da região das Terras do Sado, da cepa Moscatel. Perfumado apresenta aromas de laranjeira e mel; na boca é macio, leve com final de boca redondo e seco.

Entrada:

BOLINHOS DE BACALHAU

Essa maravilha apenas prenunciava o que seria a noite! O Vinho Verde Valemésio, 2007, da região do Minho, elaborado com as castas loreiro, pedrenã, azal branco, arinto, trajadura. Apresentou uma acidez agradável, bastante cítrico acompanhando elegantemente o prato.

Primeiro Prato:

LINGUADO AO MOLHO DE OSTRA COM ACOMPANHAMENTO DE ARROZ DE ESPINAFRE


Uma profusão de sabores que foi apresentado com dois vinhos, entre os quais os convivas escolhiam o que mais lhe apetecia como acompanhamento do prato. Inicialmente foi apresentado o branco da Casa Ermelinda Freitas, das Terras do Sado - o Terras do Pó, 2007. Composto da casta Fernão Pires, possui um bom corpo, equilibrado e com certa untuosidade. Em seguida foi apresentado o tinto Herdade das Albernoas, 2004, composto com as castas aragonês, trincadeira e castelão, vinho alentejano. De coloração rubi ligeira, aromas frescos de frutos vermelhos maduros, paladar muito macio e suave. Era uma difícil escolha!

Segundo Prato:

BACALHAU DOURADO EM POSTAS,COM BATATAS, CEBOLAS E BRÓCOLIS



A noite evoluía juntamente com a complexidade dos sabores e aromas dos pratos e dos vinhos! Para este prato foi sugerido três vinhos:

* Herdade Paço do Conde, 2004, entre os vários prêmios que possui, destaca-se a Menção Honrosa recebida no concurso "Dez Melhores do Alentejo". Composto pelas uvas trincadeira, aragonês, alicante bouschet e cabernet sauvignon, possui coloração rubi intensa, aromas expressivos de frutos vermelhos maduros com notas tostadas conferidas pela permanência de três meses em barricas francesas e americanas. Elegante, de paladar frutado, macio e suave.

*Barão do Sul Colheita Selecionada, 2003. De coloração rubi e aroma frutado, tem como característica principal um conjunto bem estruturado, redondo e muito fácil de beber. Suas castas são aragonês, alicante bouschet, cabernet sauvignon e castelão. Passa nove meses em barricas de carvalho francês e 18 meses de garrafa, tempo suficiente para lhe dar uma complexidade fina e elegante.

* Duque de Beja, 2005. De cor rubi fechada, aromas intensos e complexos de amixas maduras, groselha, especiarias. Macio e envolvente, final persisten te e muito agradável. Em sua composição encontram-se as castas syrah, trincadeira, cabernet sauvignon e aragonês. Passa por um estágio de nove meses em barricas americanas e francesas e seis meses em garrafa.
Essa foi a verdadeira batalha da noite, pois os vinhos se apresentavam, cada um em sua característica, como acompanhantes diferenciados e valorosos. Novamente não houve unanimidade nas escolhas, ficando os convivas com a difícil missão de testar e retestar as provas!

A noite prosseguia e, após tantas discussões e apreciações, eis que surge uma unanimidade no horizonte! Acompanhando a...

SOBREMESA:

TOUCINHO DO CÉU COM OVOS MOLES

A combinação perfeita encerrou o jantar. Os aromas, o corpo e um toque equilibrado de acidez, transformou o Moscatel de Setúbal na estrela da noite. Quem já o degustou tem a verdadeira noção da qualidade a que se chegou com este belo vinho fortificado.

* Moscatel de Setúbal, 2004, da Península de Setúbal, elaborado com a casta Moscatel de Setúbal. Apresenta aromas complexos e evoluídos, com toques de flor de laranjeira e mel. Na boca é doce, macio e com final prolongado.

Nossos clientes e amigos nos proporcionaram uma excelente convivência, foram momentos de grande prazer!




Em breve teremos novos jantares harmonizados e novidades do mundo enogastronômico.



Nenhum comentário: