20/09/2008

PORTUGUESES NA SOMMELIER

Posted by Picasa

A noite de apresentação de vinhos portugueses na Sommelier foi um absoluto sucesso! A Importadora Lusitana trouxe alguns de seus melhores exemplares para uma degustação especial, acompanhada de agradável bate-papo. Muitos clientes prestigiaram o evento e puderam ter contato com o que há de melhor na nova vitivinicultura portuguesa. Os vinhos das várias regiões de Portugal chamaram a atenção pela qualidade e o toque de modernidade que a sua elaboração deixa no resultado final. Os vinhos desgustados foram:

Do Alentejo
Herdade das Albernoas, 2004 - 13º Alc. (Soc. Agríc. Encosta do Guadiana, LDA)
Castas: Aragonês, Trincadeira e Castelão.
Estágio: 8 meses em cubas de inox e 2 meses em garrafa.
De coloração rubi ligeira, aromas frescos e vivos de frutas vermelhas e paladar suave: um vinho elaborado para agradar.

Monte do Vilar - 2005 - 13,5º Alc. (Casa de Santa Vitória)
Castas: Trincadeira, Aragonês.
Cor rubi, aromas intensos de frutos vermelhos (framboesa e groselha) com um toque herbáceo. Na boca ele é jovem, frutado, toque elegante com final prolongado.

DJ Encostas de Estremoz Trincadeira - 2004 - 14,5º Alc. (Soc. Agríc. da Lagarteira, S.A.)
Castas: Trincadeira
Estágio: 7 meses em barricas de carvalho americano e francês allier.
Aromas quentes e envolventes: ameixa preta, chocolate, baunilha; na boca o vinho mostra-se suave e elegante, com muita persistência.

Herdade Grande - 2005 - 13,5º Alc. (Antônio Manuel Lança)
Castas: Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon
Estágio: 6 meses em carvalho americano e 4 meses em garrafa.
Vinho muito encorpado, de coloração rubi intensa. Aromas complexos, frutos vermelhos maduros, bem integrados com a madeira. Na boca mostra-se cheio, equilibrado e muito estruturado. Um vinho de grande longevidade que só tem a ganhar com o uso de decanter.

Barão do Sul Colheita Seleccionada, 2003 - 13º Alc. (Cachamoa - Cia de Vinhos e Azeites)
Castas: Aragonês, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Castelão
Estágio: 9 meses em carvalho francês e 18 meses em garrafa.
Vinho de coloração rubi e aroma frutado. Sua principal característica é a elegância de um conjunto bem estruturado, redondo e muito fácil de beber.

Das Terras do Sado

EMME Grande Escolha - 2003 - 14,5º Alc. (Cachamoa - Cia. de Vinhos e Azeites, LDA)
Castas: Cabernet Sauvignon, Merlot
Estágio: 22 meses em barricas de carvalho francês e 24 meses em garrafa.
Vinho de cor rubi carregada, aromas envolventes (fruta madura, chocolate, café, tabaco). Um vinho muito complexo, com corpo redondo e final de boca persistente.

Terras do Pó (branco) - 2007 - 12,5º Alc. (Casa Ermelinda Freitas)
Castas: Fernão Pires
Aroma exuberante de frutos tropicais (abacaxi, banana, coco) com leve toque floral, o vinho apresenta-se extremamente agradável. Na boca, sentimos um toque untuoso, encorpado e equilibrado.

Terras do Pó (tinto) - 2006 - 13º Alc. (Casa Ermelinda Freitas)
Castas: Castelão
Estágio: 4 meses em barricas de carvalho francês
Um vinho levemente amadeirado, com aromas de frutos vermelhos maduros e notas de baunilha. na boca ele é macio, leve e agradável.

Lisa Rosé - 2007 - 13,5º Alc. (Soc. Agríc. Casal do Tojo)
Castas: Touriga Nacional, Syrah
Cor rosa vivo, aroma fresco e frutado, com notas de frutos silvestres, em especial morango e algumas sugestões florais. Na boca o vinho apresenta-se muito macio, fresco e com mais notas de morango.

Do Minho

Valemésio Branco - 2007 - 9º Alc. (Caves Montes LDA.)

Castas: Loreiro, Pedrenã, Azal Branco, Arinto, trajadura. Bons aromas, frutos citrinos na boca, acidez equilibrada. Possui as características mais desejadas em um vinho verde.

Do Dão
Quinta Mendes Pereira - 2004 - 13º Alc. (Raquel Camargo Mendes Pereira)
Castas: Touriga Nacional, Alfocheiro, Jaen, Tinta Roriz.
Vinho de coloração rubi e bouquet de frutos vermelhos maduros. Na boca mostra-se encorpado, com muita estrutura e acidez equilibrada.

Do Douro
Poleiros - 2004 - 13,5º Alc. (Quinta do Zimbro - Vinhos LDA.)
Castas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca.
Cor carregada e aroma intenso de frutos vermelhos, com leve toque mineral, que lhe confere alguma complexidade. Estrutura muito equilibrada, corpo bastante presente, com o final de boca persistente.

Da Península de Setúbal
Moscatel de Setúbal, 17º Alc. (Adega Coop. de Palmela)
Castas: Moscatel de Setúbal
Seus aromas são complexos e evoluídos, de flores de laranjeira e mel. Na boca mostra-se doce, macio e com um final prolongado.
Além dos belos vinhos apresentados, nossos parceiros da Tortaria Portugal se destacaram! Nossos clientes puderam degustar os deliciosos quitutes característicos de Portugal, confeccionados com a qualidade da Tortaria. As empadinhas de bacalhau, de camarão, assim como os mini quiches de alho-poró e de tomates secos, casaram perfeitamente com os vinhos portugueses, brancos e tintos. Não faltaram, também, elogios aos doces maravilhosos, com destaque para o Pastel de Santa Clara, impecavelmente acompanhado pelo indescritível Moscatel de Setúbal.

Certamente, uma noite de agradáveis surpresas para muitos! Em breve teremos novas surpresas!
Se você não conhece a Tortaria Portugal, faça uma visitinha, temos certeza de que não se arrependerá! Ela fica na Rua Couto de Magalhães, 833 - esquina Rua Filadélfia, Bairro Higienópolis - Porto Alegre. Fone: (51) 3022-8526

Nenhum comentário: