27/02/2014

Harmonização de vinhos... com filmes?



O Oscar 2014 está aí! Muitas pessoas planejam seu dia em volta desse evento, se reunindo com familiares e amigos para assistir e comentar a cerimônia de premiação. O Oscar é um prêmio entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica. É a mais antiga cerimônia de premiação na mídia e muitas outras, como o Grammy, Emmy e Globo de Ouro foram inspiradas nela.

Tendo isso em vista e buscando tornar esse evento ainda mais divertido para você, preparamos uma harmonização muito especial. Descubra quais vinhos combinam com os indicados a Melhor Filme do ano! Escolha seu vinho e filme favorito e fique na torcida com muito estilo e elegância!
                           
Indicados a Melhor Filme do ano 2014:

Ela: O roteiro de Jonze mostra Theodore, um escritor deprimido (Joaquin Phoenix), ainda dolorido com a separação daquela que ele julgava ser a mulher de sua vida (Rooney Mara). Infeliz com tudo ao seu redor, ele acaba equipando seu computador com um novo sistema operacional, que possui uma inteligência artificial que aprende e evolui baseado nas respostas que recebe. O cenário criado por Spike Jonze em Ela (Her, 2013) é diferente: e se existisse um mundo em que você não precisasse fazer tudo isso para conquistar sua cara-metade? E se tudo o que bastasse fosse criar alguém que te entenda do jeito que você é, vá aprendendo dia após dia como te fazer feliz e a ser feliz também? (Fonte: http://omelete.uol.com.br/cinema/ela-critica/#.Uw9Gl-NdXA0)



Harmonizando: Em um filme onde ELA, Scarlett Johansson sussurra palavras com a sua voz rouca e sedutora e bastam algumas atualizações para que Theodore volte a sorrir e esteja completamente apaixonado,  nada melhor que um clássico Champanhe Pommery Brut, quase tão sedutor quanto Scarlett. Com seus aromas frutados com leve notas de baunilha, representa bem a alma feminina, com seus diversos mistérios e toques de doçura. Vivo, elegante e agradável. Um excelente champagne para um excelente filme. Apenas cuidado para não cair de amores por ele como acontece com Theodore e seu sistema operacional.








Capitão Philipps: Richard Phillips (Tom Hanks) é um comandante naval experiente, que aceita trabalhar com uma nova equipe na missão de entregar mercadorias e alimentos para o povo somaliano. Logo no início do trajeto, ele recebe a mensagem de que piratas têm atuado com frequência nos mares por onde devem passar. A situação não demora a se concretizar, quando dois barcos chegam perto do cargueiro, com oito somalianos armados, exigindo todo o dinheiro a bordo. Uma estratégia inicial faz com que os agressores recuem, apenas para retornar no dia seguinte. Embora Phillips utilize todos os procedimentos possíveis para dispersar os inimigos, eles conseguem subir à bordo, ameaçando a vida de todos. Phillips percebe a gravidade da situação e aceita ser feito refém em troca da liberdade da sua tripulação. Começa uma longa e tensa negociação entre os sequestradores e os serviços especiais americanos, para tentar salvar o capitão antes que seja tarde. (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-191696/)


Harmonizando: Capitão Phillips é um homem sensato, que reflete e pensa suas ações antes de agir. Muito experiente naquilo que faz, coloca a vida de sua tripulação em primeiro lugar. Para aguentar a tensão dos momentos passados por Phillips dentro do bote somaliano, nada melhor que um bom Merlot francês, com aromas de frutas exóticas e sabores frutados. Chatêau Les Millaux Superior Prestige é a pedida para torcer por esse drama!








Doze Anos de Escravidão: Baseado em uma história real, "Doze anos de escravidão" acompanha Solomon Northrup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro que nasceu livre em Nova York, no século 19, e ao ser sequestrado em Washington D.C, foi separado de sua família e vendido como escravo. Ele passa a trabalhar em plantações no estado de Lousiana, na época em que o norte do país já liberava seus escravos e o sul continuava escravocrata. O longa retrata de forma visceralmente realista os horrores da escravidão, mostrando os personagens brancos como pessoas cruéis não por serem exceções movidas por ódio, mas sim por representarem os “senhores” que acreditam ser superiores aos negros, exemplificando o sistema de opressão que causou os sofrimentos do protagonista a milhões de pessoas. (Fonte: http://www.sul21.com.br/jornal/sul21-recomenda-20/)


Harmonizando: Northrup é um homem forte que, para sobreviver, submete-se a trabalhar cortando madeira e colhendo algodão, apesar de ser um renomado violinista. Para assistir à sua luta e sofrimento, nada melhor que optar por uma uva resistente e vigorosa como o protagonista, Cabernet Sauvignon, caracterizada por seus taninos densos e aromas complexos. A dica aqui é o vinho Fox Brook Cabernet Sauvignon, com sabores de amoras e especiarias, contrastando com o sabor amargo de 'realidade nua e crua' que o filme traz.








Trapaça: Irving Rosenfeld (Christian Bale) é um grande trapaceiro, que trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser (Amy Adams). Os dois são forçados a colaborar com um agente do FBI (Bradley Cooper), infiltrando o perigoso e sedutor mundo da máfia. Ao mesmo tempo, o trio se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer e mudar as regras do jogo. (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-205330/)

                               

Harmonizando: para combinar com essa trama cheia de disfarces, esquemas elaborados e armações, nada mais certo do que uma uva que se fez passar por outra! Como assim? A uva Carménère foi extinta por volta de 1880 por uma praga que acometeu os vinhedos da Europa. Anos depois, em meados da década de 90, um pesquisador estudava os vinhedos da uva Merlot no Chile e observou que algumas delas demoravam mais que as outras a maturar. Analisando as uvas descobriu que algumas variedades da Carménère haviam sido plantadas junto as Merlot. Dessa maneira, numa reviravolta típica de Hollywood, a uva Carménère foi redescoberta! A sugestão aqui é o vinho chileno Casas Del Bosque Reserva Carménère, equilibrado, com taninos suaves e final prolongado. Se você é fã do filme, aproveite essa uva para torcer por ele no Oscar! (Fonte: http://www.escrivinhos.com/2012/08/a-curiosa-historia-da-uva-carmenere.html)























Philomena: Philomena Lee (Judi Dench), é uma mãe que teve seu filho tirado dos braços quando bebê. Na história, que se passa na Irlanda dos anos 1950, ela é enviada para um convento após engravidar, ainda adolescente, e seu filho é adotado por um casal de norte-americanos. Anos depois, parte em busca de seu filho, com a ajuda do jornalista Martin Sixsmith (Steve Coogan). Os dois viajam para os Estados Unidos, e na sua jornada criam laços afetivos, apesar de suas gritantes diferenças: enquanto Philomena é religiosa fervorosa, o amigo Martin é um cético e não compreende a definição religiosa de culpa e punição. O filme retrata os crimes cometidos em nome da religião e dos “bons costumes” pela igreja católica e pelas famílias tradicionais da época. (Fonte: http://www.sul21.com.br/jornal/sul21-
recomenda-20/)

 

Harmonizando: assim como Philomena e Martin, apesar de todas as suas diferenças, acabam se aproximando e criando laços de amizade um com o outro, as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot também conseguem conviver em harmonia. Enquanto a Cabernet Sauvignon fornece estrutura e peso e sabores frescos de frutas, a Merlot é suave e complexa. Juntas, elas resultam em um vinho equilibrado devido ao contraste que adicionam ao seu aroma, sabor e estrutura. Poker Face Cabernet Merlot é a dica para acompanhar Philomena em sua jornada incansável, um vinho que reflete a determinação da personagem, uma vez que o enólogo que o produz é alérgico aos ácidos dos vinhos, sendo impossibilitado de bebê-los, mas que ainda assim segue no topo da lista dos produtores que elevaram a qualidade dos vinhos elaborados na região nos últimos anos.


Clube de Compras Dallas: Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é um texano que, em 1985, é diagnosticado com AIDS. Na época, a doença era uma sentença de morte. Ao contrair o vírus chamado pela sociedade conservadora de “o câncer gay”, o machão homofóbico Woodroof busca uma alternativa de tratamento em substâncias não legalizadas pelo governo dos Estados Unidos. Os bons resultados obtidos o levaram a começar a comercializar os produtos, enquanto se aproxima da realidade dos homossexuais estigmatizados e contaminados com o HIV. (Fonte: http://www.sul21.com.br/jornal/sul21-recomenda-20/)

                               


Harmonizando: para se surpreender da mesma maneira que Ron ao se aproximar de uma realidade que não era a sua, que tal um vinho que mostra que a casta Malbec pode originar vinhos ricos e concentrados? Altos Las Hormigas Malbec é um vinho que nunca decepciona, candidato a melhor compra entre todos os Malbecs argentinos! Surpreenda-se com ele enquanto assiste as reviravoltas na vida dos personagens que compõe essa história.




O Lobo de Wall Street: Durante seis meses, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer. (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-127524/)

                             


Harmonizando: para assistir a vida de riqueza e ostentação levada por Jordan e Donnie após criarem a Stratton Oakmont, nada mais digno do que um vinho muito premiado, Casa Marín Cartagena Sauvignon Blanc. Fresco, complexo e com boa persistência, esse vinho conquistou 90 pontos Wine Advocate, 90 pontos Stephen Tanzer´s International Wine Cellar, 91 pontos Descorchados e Marcelo Copello Melhor Sauvignon Blanc da América do Sul. Está de bom tamanho? Não para a ambição dos personagens, certamente.


Nebraska: Woody Grant (Bruce Dern) é um homem idoso que começa a apresentar sinais de demência. Ele acredita ter ganho US$ 1 milhão após receber uma propaganda pelo correio decide ir a pé de Montana até a cidade de Lincoln, em Nebraska, para retirar seu prêmio. Ao perceber a determinação do pai, seu filho se oferece para levá-lo de carro, iniciando um road movie que acompanha a jornada dos dois e a evolução de seu relacionamento. No caminho, eles param na casa de um irmão de Woody, onde ele revela a possibilidade de se tornar um milionário, despertando a cobiça e iniciando conflitos com a família e alguns vizinhos. (Fonte: http://www.sul21.com.br/jornal/sul21-recomenda-20/)

  

Harmonizando: para acompanhar a peculiar jornada de Woody, a dica é um vinho incomparável e complexo como o próprio personagem, Caballo Loco Nº 14. Conhecido em todo o mundo, esse vinho troca de edição, mas não de safra a cada ano que passa.

                               

Gravidade: Sandra Bullock interpreta a Dra. Ryan Stone, uma brilhante engenheira médica em sua primeira missão espacial, ao lado do veterano Matt Kowalsky (George Clooney) no comando de seu último voo antes da aposentadoria. Em uma operação de rotina fora da nave, o desastre acontece. A nave é destruída, deixando Stone e Kowalsky à deriva no espaço, ligados um ao outro apenas por um cabo. Um silêncio ensurdecedor diz que eles perderam qualquer contato com a Terra - e qualquer chance de resgate. O medo vira pânico, consumindo rápido o pouco oxigênio que resta. O único meio de voltar pra casa talvez seja se jogar de vez na aterrorizante vastidão do espaço. (Fonte: http://omelete.uol.com.br/gravidade-gravity/#.Uw98ieNdXA0)



Harmonizando: a frase mais dita pelas pessoas ao saírem do cinema foi "perdi o fôlego junto com ela". Seguindo essa premissa, a sugestão é um vinho equilibrado, com taninos firmes e persistência excepcional. Complexo, elegante, puro e preciso, harmoniosamente equilibrado e com uma acidez excelente, Almaviva vai tirar o seu fôlego e impactar tanto quanto a angústia da Dra.Ryan, com sua qualidade impecável e sabores únicos.

                    


Curtiu nossas dicas de vinhos para torcer pelos seus filmes favoritos nesse Oscar? Então passe em nossa loja e esteja preparado para essa cerimônia!

Sommelier Vinhos: Rua Passo da Pátria, 166.
Facebook: https://www.facebook.com/sommeliervinhos.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo post! Muito legal a harmonização. Adorei.