04/01/2013

Dicas da Sommelier: Temperaturas dos Vinhos

A temperatura do vinho e espumante é algo importante a observar se quisermos aproveitar ao máximo nossa experiência com estes.

Há uma temperatura para cada tipo de vinho. Porém, como saber qual?!

Algumas considerações iniciais são quanto aos dois extremos: muito frio ou muito quente.
O conceito do ‘estupidamente gelado’ não se aplica ao vinho, pois, abaixo dos 5ºC as papilas gustativas podem ficar ‘anestesiadas’, danificando seu paladar.
Também há que interpretar corretamente o conceito da ‘temperatura ambiente’, tida como ideal para a maioria dos vinhos tintos, em padrão de clima europeu e que não corresponde a temperatura média de nosso país tropical, pois, acima de 20ºC o vinho pode perder equilíbrio, liberando um aroma desagradável de álcool.

Veja no quadro abaixo alguns exemplos das temperaturas conforme o vinho:



Exemplos:

Muscadet, Sancerre, Lambrusco, Chenin Blanc, Riesling










Caso você não tenha uma adega adequada, a geladeira é uma boa saída para o resfriamento - se você tiver tempo. Serão necessárias duas a três horas para os brancos chegarem próximos do ponto ideal de consumo e, de uma a duas horas de geladeira para os tintos (mais tempo para os mais leves e menos para os mais encorpados). 

Para os espumantes, uma boa dica para chegar-se a temperatura ideal é refresca-los em balde de gelo (acrescentar um pitada de sal e um pouco de álcool, para que este desgele mais lentamente) e consumido-los preferencialmente em taças do tipo flute*. Em média, 20 minutos são suficientes para o espumante chegar à temperatura ideal.
*Flute é um tipo de taça com cabo alto e bojo comprido e estreito, especialmente desenvolvida para o serviço de espumantes em geral. Sua principal finalidade é preservar o gás carbônico presente nestas bebidas o máximo de tempo possível, garantindo a persistência das borbulhas.

Esperamos que com estas dicas, sua experiência com vinhos seja ainda mais agradável.
Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira alguma informação complementar, faça contato conosco!

Até breve,
Márcia Amaral - Sommelière
Equipe Sommelier Vinhos

Fontes de Consulta: 
http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/11/artigo27162-1.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flute
http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/43/artigo139424-2.asp

Nenhum comentário: