07/01/2013

Dicas da Sommelier: Harmonização com Espumantes

Espumantes são ótimos vinhos para serem saboreados em vários momentos e não somente nas festas de fim de ano.

Eles também são muito versáteis como parceiros na gastronomia, podendo acompanhar diversos pratos.
Alguns dos fatores que contribuem para isto são:
• Os vinhos espumantes têm menos álcool do que a maioria dos vinhos tranquilos, assim não cansará você ou o seu paladar tão rapidamente;
• Os espumantes normalmente têm mais acidez que os vinhos, mantendo o palato revigorado e pronto para a próxima mordida de alimentos;
• As borbulhas no vinho espumante também auxiliam nesta tarefa de ‘limpar’ o palato e mantê-lo renovado;
• Espumantes estão disponíveis em uma ampla gama de estilos, o que significa que também há uma quantidade grande de pratos que podem ser acompanhados das borbulhas.

Como Harmonizar com Espumantes 
O método de produção dos espumantes, a variedade de uvas utilizada na sua composição, a quantidade de açúcar presente na bebida e muitos outros fatores vão determinar as harmonizações mais adequadas para cada rótulo.

Em geral, por ser um tipo de bebida mais leve e suave do que os vinhos tradicionais, os espumantes constituem um ótimo acompanhamento para pratos igualmente leves e delicados.
Aperitivos, saladas, entradas, carnes suaves e sobremesas têm seus sabores ressaltados quando harmonizados com espumantes.

Confira algumas dicas para toda a refeição:
Entradas 
Por se tratar do início da refeição, a entrada costuma ser um prato bastante leve. Sendo assim, o espumante deve acompanhar o estilo do prato. Recomenda-se a harmonização, com um espumante brut branco.
Já se a entrada a ser servida for à base de carne, como um carpaccio de carne, uma boa opção seria um espumante rosé que, possui essa coloração devido ao contato da bebida com as cascas de uvas tintas.

Pratos principais 
Como a bebida é leve, a harmonização pede que o prato a ser servido siga esse estilo. Sendo que a combinação com carnes ou molhos fortes é a mais difícil de ser seguida.
Recomenda-se para os pratos leves; tais como aqueles que têm peixe ou frutos-do-mar como destaques; um espumante método tradicional  branco.
Já para os pratos de sabor mais intenso, sugere-se um vinho que corresponda, como por exemplo o espumante rosé, que é o melhor acompanhante para um prato onde salmão ou pato são as estrelas principais, por exemplo.

Sobremesas
Para finalizar a sua refeição, também existem excelentes opções de harmonização com espumantes. Como as sobremesas terão um sabor adocicado muito mais acentuado do que o restante dos pratos servidos, as melhores opções são os espumantes com maior concentração de açúcar, como um demi-sec ou bebidas à base de uva Moscatel, que também são bastante adocicadas.

Dicas de Vinhos
Selecionamos algumas sugestões para você colocar em prática - e o melhor de tudo, é que elas estão em promoção na Sommelier Vinhos!
Confira nossa seleção de espumantes e outros vinhos com desconto logo abaixo.

Para qualquer dúvida, estamos à disposição. Faça contato conosco!

Até breve,
Márcia Amaral - Sommelière
Equipe Sommelier Vinhos





Fontes de Consulta:
http://www.winespectator.com/webfeature/show/id/41458
http://www.examiner.com/article/deconstruction-tomorrow-at-valentino-wine-with-and-without-bubbles

Nenhum comentário: