03/09/2012

Aconteceu na Sommelier Vinhos: Grande Degustação de Vinhos Australianos

Encontro descontraído e agradável na Sommelier Vinhos 
A Austrália é um dos países mais importantes do chamado Novo Mundo do vinho, com grande diversidade de vinhos e produção crescente de alta qualidade.
Seus produtores e enólogos são ousados, possuem grande capacidade de inovação em técnicas de viticultura e vinificação. Foram os primeiros, junto com a Nova Zelândia, a usar em larga escala as tampas screw cap (rosca) para vinhos brancos que depois se estendeu também aos tintos.

Marli Predebon, sócia da importadora KMM
A principal uva tinta é a Shiraz, variedade derivada da francesa Syrah, que gera vinhos densos, com sabor de fruta silvestre, encorpados e exuberantes. Possui também excelentes Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Merlot. As brancas principais são a Chardonnay, Riesling e Sémillon.

Na quinta-feira, dia 30 de Agosto, tivemos a presença de Marli Predebon, sócia da importadora KMM, especializada na importação de vinhos australianos, para comentar sobre produtores e seus vinhos.

Vinhos Brancos que impressionam
Os vinhos degustados surpreenderam a muitos de nossos clientes que ainda não haviam provado os excelentes brancos que o país elabora e, também pelo potencial de guarda que muitos tintos apresentam.

Degustações são sempre ótimas oportunidades para troca de idéias e conhecimentos

Foi uma excelente oportunidade degustar vinhos pouco conhecidos, de um lugar tão distante e, que parecia ainda mais distante para muitos.

Os vinhos degustados naquele evento foram:

Down Under Chardonnay  - Aromas de pêssego e suculento melão maduro. Paladar com sabores de pêssego e limão, persistindo o agradável carvalho picante. Passou 6 meses em carvalho francês.
   
Down Under Shiraz - Apresenta aromas de frutas vermelhas e pimento branca, com paladar encorpado que mostra generosos frutos maduros com sutis características terrosas e persistentes sabores suaves. Estagiou por 6 meses em carvalho francês e Americano.
   
Three Steps Cabernet Sauvignon - Profunda coloração de ameixa escura. O paladar é muito concentrado e complexo, com fruta Madura, sobretons de condimentos, taninos finos e final persistente. Passou 12 meses em carvalho Americano (80%) e francês (20%).

Richland Shiraz - Aromas de fruta Madura e carvalho tostado. Vinho com corpo médio e Redondo paladar médio. Os longos e suaves taninos dão lastro para os sabores de ameixa e picante pimento preta. Passou por doze meses em carvalho francês e Americano. WA 85; ACW prata.

Brokenwood SemillonAromas de erva-cidreira e adocicado de flor de macieira. Dominante fruta no paladar, mas com típica estrutura firme, mostrando acidez citric no final de boca. Sabor inicial de lima e grama cortada. Equilíbrio perfeito entre fruta, álcool e acidez. JH – 90.

Brokenwood Pinot Noir  - Aromas de cereja escura e chocolate. Fundo de baunilha do carvalho. Encorpado, com paladar rico em frutas que compensa o álcool elevado. O equilíbrio é auxiliado por taninos maduros e um final persistente. Estagiou por 10 meses em barricas de carvalho francês.

Oxford Landing Chardonnay* - Cor amarelo-palha e verde vibrante. Textura refinada e cremosa, sabores de frutas brancas e refrescante cítricos, acidez persistente na finalização. Foi adicionada ao blend final uma pequena porção de vinho reserva da safra anterior, que havia sido mantido em barricas de carvalho francês.

Excelentes tintos

Y Series Shiraz Viognier* - Aroma inicial de violeta e fruta doce, misturado à sutil fragrância de damasco e almíscar. Vinho com estilo, evidenciando fruta doce e madura no paladar médio, agradável textura e taninos finos.

Stonier Reserve Pinot Noir* - Apresenta aromas de cereja, groselha vermelha e chocolate escuro, com toques florais, especiarias complexas, e sutil bouquet de carvalho francês. O paladar apresenta ricos e poderosos sabores de cereja e especiarias prolongadas no paladar. Apresenta acidez refrescante com taninos finos e firmes. Estagiou 12 meses em barricas francesas. Incluído na lista do livro “1001 vinhos que você deve provar antes de morrer.”

Nota: *Alguns produtos tiveram seu estoque reduzido a zero no dia do evento, devido ao sucesso de vendas! Consulte a disponibilidade em nosso site.

Até à próxima!
Equipe Sommelier Vinhos

Nenhum comentário: