30/08/2012

O Vinho do Gelo Brasileiro

O Brasil tem um legítimo vinho do gelo: icewine!
Conheça um pouco mais desta preciosidade produzida pela Vinícola Pericó; localizada no vale que dá nome à vinícola, em São Joaquim na Serra Catarinense a 1300 m.s.n.m.; e disponível na Sommelier Vinhos.

Como Foi Feito o Vinho do Gelo
O processo de elaboração de um Icewine consiste em colher as uvas perfeitamente maduras e com temperatura inferior a -6 ºC. Nessa condição, a água que se encontra no interior das bagas congela e o gelo é separado do suco rico em açúcar pelo processo de prensagem das uvas, ficando retido dentro da prensa pneumática juntamente com a casca, as sementes e o engaço.

O mosto de uva rico em açúcares é então fermentado a 10 ºC por 60 dias, e posteriormente é estabilizado e colocado em barricas de carvalho francês.

Nos dias 04 e 12 junho de 2009 a equipe Pericó registrou em seus vinhedos, localizados na fazenda Menino Deus, Distrito do Pericó em São Joaquim - SC, um espetacular fenômeno da natureza. As temperaturas caíram bem abaixo de zero e os termômetros marcaram -7,5 ºC, permitindo que um sonho se tornasse realidade: a colheita das uvas congeladas, a 1300 m.s.n.m, condições necessárias para a elaboração do Icewine.

Depois, este mosto gerado da uva Cabernet Sauvignon a partir desta colheita passou pela fase de estabilização em barricas novas de carvalho francês.

Após vinificado, apresentou-se este grande e único Icewine BRASILEIRO, que recebeu vários reconhecimentos pela sua qualidade:


  • Vinho Fortificado de 2010 pelo Guia Vinhos do Brasil da revista Gula;
  •  Prata no Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE), Miami 2011- U.S.A.;
  • Gran Medalha de Ouro no 8º Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil C.M. Bruxelas - Ed. Brasil 2011.

Veja nas palavras do próprio enólogo Jefferson Sancineto a explicação do processo, na recente reportagem do Globo Repórter.

Até à próxima!
Equipe Sommelier Vinhos

Nenhum comentário: