03/11/2008

Bruschettas!!

Os amigos que freqüentam a Sommelier aos sábados à tarde já comprovaram: bruschettas (se pronuncia brusqueta) deixam nossas vidas mais alegres. Num momento de descontração, seja a dois ou com amigos, seja como entrada ou lanche, elas surgem como um encantamento ao paladar. Na Sommelier fazemos as clássicas de tomate e manjericão, mas elas se prestam às mais variadas combinações. O sucesso é tanto, que os pedidos da receita das bruschettas são freqüentes!

A bruschetta, originária das regiões de Lazio e Abruzzos, conquistou a Itália e espalhou-se pelo mundo. Seu nome se origina da palavra "bruscare", que significa grelhar ou tostar. Na Toscana é chamada de "fettunta" ou "panunto", originária das palavras "fetta unta" ou "pan unto", ou seja, fatia ou pão untados, invariavelmente com azeite da melhor qualidade! A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino. Há, porém, incontáveis variações para se preparar uma boa bruschetta.
Como os pães italianos são diversificados, variando de região para região, a bruschetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado "frisella" ou "frisedda". Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano. Embora certas guarnições seriam mais adequadas para determinados tipos de pães, pode-se garantir uma boa bruschetta, somente com um bom pão e um azeite de oliva de boa qualidade. A pimenta-do-reino moída na hora, também dá um sabor especial.

Na preparação das bruschettas na Sommelier utilizamos o pão tipo baguette, devido ao fato do tamanho de suas fatias facilitarem a degustação. Contudo, em geral, para servir como entrada, o melhor é utilizar o pão italiano, facilmente encontrado em nossos mercados. Pode-se tostar as fatias, em uma grelha bem quente ou assá-las no forno. O importante é conseguir uma superfície firme e crocante, mantendo a maciez da parte interna.

Os ingredientes, para 4 pessoas:

  • 4 fatias de pão italiano (de 3 a 4cm de espessura)
  • 2 dentes de alho grandes, sem casca
  • Azeite de oliva o suficiente para regar as bruschettas e mais 4 colheres para temperar o tomate
  • 2 tomates grandes e maduros, bem picados
  • Folhas de manjericão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ao fazer no forno, pré-aqueça-o à temperatura de 200ºC. Coloque as fatias de pão em uma assadeira e leve ao forno por 10-15 minutos, verificando sempre para que não "torre", mas sim garanta a crocância externa e a maciez interna. Retire do forno e imediatamente esfregue o dente de alho na fatia ainda quente, regue com um bom azeite extra-virgem e cubra com a mistura de tomates picados temperados com sal, pimenta-do-reino, azeite e manjericão. Pode ser servida imediatamente, enquanto quente, bem como fria, como aperitivo.

Pode-se até organizar uma festa, somente com bruschettas, utilizando-se quatro a cinco tipos diferentes, com sabores e cores distintas, acompanhadas, é claro, de um bom vinho. Se não encontrar o pão indicado, use outro qualquer de sua preferência e crie sua própria receita. O importante é que, qualquer que seja a cobertura de sua bruschetta, os ingredientes devem ser frescos e preparados com cuidado e criatividade.


Eis algumas dicas:
Azeitonas e alho
Mussarela de búfala, tomate seco e manjericão
Escarola refogada com azeite, sal e alho
Pimentão vermelho e amarelo, cortado em tiras, assados e temperados com azeite, sal e orégano
Pasta de gorgonzola e fatias de figo
Aspargos e presunto cru
Ratatoullie
Presunto cru e rúcula
Berinjela com gruyére
Cebola caramelada com gorgonzola
Doce de figo e presunto cru
Queijo Brie, presunto cru e figo.

A sua criatividade é quem manda!! Reúna os amigos e faça um festival de harmonização entre vinhos e bruschettas. A diversão estará garantida nestas noites de primavera!!

Nenhum comentário: