15/10/2012

Viagem à Serra Catarinense - Vinhos de Altitude

Recentemente organizamos uma viagem para um grupo de clientes, parceiros comerciais e amigos à Serra Catarinense, com o intuito de conhecer três vinícolas muito especiais: Pericó, Sanjo e Suzin, todas localizadas em São Joaquim.
Já a algum tempo elas têm seus produtos presentes em nossa loja e encantam nossos clientes.
Visitá-las então pareceu uma agradável ideia e assim, organizamos um passeio descontraído e instrutivo em direção às paisagens de altitude.
Participaram desta viagem alguns de nossos principais parceiros comerciais e também clientes, todos amigos.
Foram dois dias de momentos inesquecíveis, onde todos tiveram a oportunidade de estar mais próximos dos responsáveis pela qualidade dos produtos, que muitos já conheciam e prestigiavam. 
As visitas aos vinhedos das vinícolas Pericó e Suzin e, a cantina da Sanjo, foram muito educativas e os almoços e jantares harmonizados, além de ilustrativos, foram momentos de prazer e confraternização.

Segue uma introdução da região, um breve resumo das vinícolas e, fotos que falam por mil palavras...

Vinhos de Altitude
A história da vitivinicultura na serra catarinense iniciou quando a Epagri, empresa de pesquisa agrícola do Estado, constatou a boa adaptação de diversas cultivares vitis viniferas na região. Assim, em 1999, o primeiro empreendimento visando à exploração comercial de vinhos finos instalou-se na região. A partir de 2000, outros projetos se iniciaram e hoje são mais de 20 empreendimentos a trabalhar com o cultivo das uvas e produção do vinho na região, somando mais de 200 hectares de vinhedos.

São Joaquim
Todas as vinícolas visitadas encontram-se nos limites do município de São Joaquim.
Considerada a cidade mais fria do Brasil, São Joaquim é conhecida como a “Cidade da Neve”. No inverno, torna-se um berço de frio e beleza, proporcionado pela paisagem em conjunto com a neve. As nevascas geralmente ocorrem entre junho e agosto.Também ocorrem freqüentemente, no município, fortes geadas.

São Joaquim tem uma área de 1.888,1 km² e, altitude de 1.360m na cidade e 1.720m no interior do município.
Seu clima é temperado. No inverno a temperatura fica entre 9,5ºC, podendo a mínima chegar a até -14ºC. No verão, a temperatura é agradável e amena.

Confira no mapa a altitude da região, no ponto mais vermelho ali identificado:



Vinícola Pericó
Nesta região a Vinícola Pericó, localizada a 1300 metros de altitude, cultiva as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay, originárias da França, que são beneficiadas pelas características naturais da serra.
O principal diferencial dos vinhos de altitude é o tempo de amadurecimento da uva. Somado às particularidades do solo e do clima, este fator produz frutos com um grau de açúcar natural diferenciado pelo amadurecimento prolongado que torna a característica doce melhor desenvolvida.

Ensolarado e com noites frias, o Pericó Valley, em São Joaquim, foi o escolhido para abrigar o vinhedo da vinícola por seu terroir de altitude. A preparação das terras iniciou em fevereiro de 2003 e durou 2 anos.

Em 2007, a vinícola lançou seu primeiro vinho, o Taipa Rosé. Em outubro de 2008, um passo ousado: o lançamento do primeiro espumante da região, o Cave Pericó Branco e Rosé Brut, produzidos pelo método Charmat. Em 2010, mais uma ação pioneira: a Pericó lançou o 1º Icewine (vinho do gelo) do Brasil.
Grupo reunido junto à equipe da Vinícola Pericó

Recepção na Casa Pericó, com a calorosa acolhida do proprietário Wander Weege
Visita aos vinhedos no Vale Pericó, com enólogo Jefferson Sancineto Nunes 

Almoço harmonizado
Descontração no final da visita à Pericó

 Vinícola Suzin
Suzin é uma vinícola jovem, de origem italiana, que teve início em meados de 2001. Foi criada pelo patriarca da família Sr. Zelindo Melci Suzin, atualmente com 73 anos, juntamente com seus dois filhos, Everson e Jeferson Suzin.

O vinhedo está localizado na localidade de São José do Alecrim, a uma distância de 21 km do centro da cidade de São Joaquim, com uma altitude de 1.200 metros em relação ao nível do mar, esta região apresenta um clima muito favorável para o cultivo de videiras.

No verão, a temperatura chega a 28º C durante o dia caindo rapidamente a noite para até 5º C, fator este que permite à planta acumular maiores reservas de polifenóis, taninos, açúcares e material corante, um diferencial a mais para nossos vinhos, que são estruturados e potentes.
O vinhedo é composto por 50% Cabernet Sauvignon, 35% Merlot, 5% Pinot Noir e 10% Sauvignon Blanc.

Por se tratar de uma pequena produção, as vinhas recebem um tratamento diferenciado, como desfolha, condução dos ramos, seleção de cachos, raleio de bagas, tratos culturais específicos, colheita manual, etc., tudo para garantir a qualidade e excelência dos vinhos.

Toda a vinificação hoje é terceirizada, mas com projeto de construção da cantina própria em breve.

Visita aos vinhedos da Vinícola Suzin, com Everson Suzin
Jantar harmonizado com os vinhos da Vinícola Suzin

Jantar harmonizado com as valiosoas informações de Everson Suzin

Vinícola Sanjo
Os vinhedos da Sanjo estão em altitudes que vão desde 1100 metros até 1380 metros acima do nível do mar. As altitudes elevadas da Serra Catarinense propiciam a produção de uvas com grande potencial de cor e açúcar, com o desenvolvimento de aromas mais finos e delicados. Isso ocorre, pois a maturação das uvas acontece de forma mais lenta e controlada, devido às baixas temperaturas.

Pela condição climática favorável à vinicultura na Região Serrana de Santa Catarina, a Sanjo iniciou em 2002 a implantação de seus vinhedos, cultivados com as mais avançadas tecnologias de produção de uvas para elaboração de vinhos.

O sistema de condução utilizado, quase em sua totalidade, é o de espaldeira, voltado para baixas produções e alta qualidade dos frutos. A qualidade do clima aliada às características do solo proporciona uma produção distinta, que se expressa nos vinhos Sanjo.
O sistema de elaboração é especialmente desenvolvido para extrair o máximo de qualidade e preservar as características únicas das uvas produzidas na região mais fria do Brasil.

Ser diferente está na essência da Sanjo: uma vinícola moderna, fundada por descendentes de imigrantes japoneses na Serra Catarinense. Por isso, a Sanjo é diferente, é uma vinícola brasileira como nenhuma outra.

A Sanjo também é um importante produtor de maçã e na ocasião o grupo tive a oportunidade de conhecer a planta industrial














Nenhum comentário: