Páginas

23/01/2013

Dicas de Vinhos Portugueses para o Verão

Alguns países tem o vinho como parte fundamental em sua cultura e identidade. Entre estes está nosso velho conhecido, Portugal.
Apesar ser pequeno em extensão, o país é um grande produtor de vinhos e o 4º maior exportador de vinhos para o Brasil (8,3 milhões de litros em 2011) - está à frente de nações como a França e Espanha.
Muitos são os motivos para tamanho sucesso, sendo que a herança cultural e gastronômica certamente contribuem. Outro fator de sucesso dos vinhos portugueses entre os consumidores brasileiros é a grande diversidade, qualidade em vários estilos e, preços que cabem em todos os bolsos.
De Portugal vêm vinhos espumantes, brancos, rosés, tintos, fortificados... Alguns são verdadeiros clássicos e difíceis imitar, igualar jamais. Vinhos do Porto, Madeira e Verde estão entre eles.
Como dito na Larousse do Vinho:
"Tradição, grande diversidade de clima, diferentes regiões e, principalmente, variedades únicas fazem do país um porto seguro dos bons vinhos."

mapa vitivinícola de Portugal
Ainda que tenha vinhos com variedades internacionais e mais familiares ao consumidor; como a Chardonnay por exemplo; são as variedades autóctones* que expressam a verdadeira identidade do vinho português e, são o grande orgulho nacional.
* Autóctone = Que é natural da região ou do território em que habita; aborígene, indígena; nativo.

Para conhecer-se melhor o vinho deste país, é importante conhecer um pouco destas castas. Então, como nosso tema atual são vinhos leves para o verão*, elaboramos um resumo com algumas das principais uvas brancas que você encontrará nos vinhos portugueses - algumas com nomes muito curiosos - e em quais regiões elas são produzidas.
Também selecionamos várias sugestões e dicas de harmonização, para você colocar em prática o conhecimento adquirido.
*Veja as dicas anteriores: Sauvignon Blanc e Chardonnay; Espumantes.

ALVARINHO - A casta Alvarinho é uma das mais notáveis castas brancas portuguesas. É uma casta muito antiga e de baixa produção que é sobretudo plantada na zona de Monção e Melgaço (região dos Vinhos Verdes). Esta casta é responsável pelo sucesso dos primeiros vinhos portugueses monovarietais (uma só casta), pois em Portugal os vinhos de corte (mistura de várias castas) são mais comuns. A casta Alvarinho produz vinhos bastante aromáticos e que atingem graduações alcoólicas elevadas conservando uma acidez muito equilibrada.
Exemplo de Vinho:  Vinho Verde Varanda do Conde
Sugestão de Harmonização: Acompanha peixes, mariscos e carnes brancas em pratos leves.

ANTÃO VAZ - A casta Antão Vaz é umas das castas mais importantes da zona do Alentejo. Os vinhos varietais desta tem um aroma de intensidade média, mas de grande finura e complexidade, onde sobressaem notas de frutos tropicais maduros e especiarias. Na boca os vinhos são encorpados, macios e ligeiramente acídulos. O final é persistente e harmonioso. Exemplo de Vinho: Monte Velho Branco
Sugestão de Harmonização: Acompanha desde peixes e mariscos, queijos e também uma boa opção para pratos vegetarianos.

ARINTO - A Arinto é uma casta muito versátil, por isso é cultivada em quase todas as regiões vinícolas. Na região dos Vinhos Verdes é conhecida por Pedernã. Contudo, é na região de Bucelas que esta casta ganha notoriedade, sendo considerada a casta "rainha" da região. Esta casta é frequentemente utilizada na produção de vinhos de corte e também de vinho espumante. Na região de Bucelas, produz vinhos monovarietais de elevada acidez e marcadamente florais e frutados (quando jovens). Exemplo de Vinho: Herdade Paço do Conde Branco
Sugestão de Harmonização: Acompanha bem pratos de peixe, frutos do mar cozidos, ou ainda bacalhau grelhado.

AVESSO - A casta Avesso é cultivada na região dos Vinhos Verdes, contudo a sua plantação concentra-se próxima da região do Douro, especificamente nas sub-regiões de Baião, Resende e Cinfães. Aí, encontra as condições favoráveis para se desenvolver, uma vez que prefere solos mais secos e menos férteis do que aqueles que habitualmente existem em outras zonas da região dos Vinhos Verdes. Esta casta origina vinhos aromáticos, bastante saborosos e harmoniosos. Exemplo de Vinho: Vinho Verde Quinta da Herdade Colheita Seleccionada
Sugestão de Harmonização: Harmoniza bem com saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, tapas e comida japonesa.

BICAL - A casta Bical é típica da região das Beiras, onde estão as sub-regiões da Bairrada e do Dão (onde se denomina "Borrado das Moscas", devido às pequenas manchas castanhas que surgem nos bagos maduros).
Bical é uma das mais importantes castas da região. Esta casta é de maturação precoce, por isso os seus bagos conservam bastante acidez. Os vinhos produzidos com esta casta são muito aromáticos, frescos e bem estruturados. Na Bairrada a casta Bical é muito utilizada na produção de espumante. Exemplo de Vinho: Lagar de Darei Branco
Sugestão de Harmonização: Frutos do mar grelhados ou em preparos finos e delicados. Especial com empadinha de camarão ou de bacalhau.

FERNÃO PIRES - A Fernão Pires é uma das castas brancas mais plantadas em Portugal. É mais cultivada nas zonas do centro e sul, especialmente na zona da Bairrada (onde é conhecida por Maria Gomes), Estremadura, Ribatejo e Setúbal. Exemplo de Vinho: Catarina Branco
Sugestão de Harmonização: Sopas e pratos de peixe, bem como pratos mais condimentados.

GOUVEIO - A casta Gouveio é cultivada na região do Douro, onde é também conhecida por Verdelho, por isso é muitas vezes confundida com a casta Verdelho cultivada nos Açores e Madeira. Os vinhos produzidos com Gouveio apresentam um excelente equilíbrio entre acidez e açúcar, caracterizando-se pela sua elevada graduação, boa estrutura e aromas intensos. Além disso, são vinhos que possuem excelentes condições para envelhecimento em garrafa. Exemplo de Vinho: Crasto Douro Branco
Sugestão de Harmonização: Excelente para companhar pratos de entrada portugueses como Bolinhos de Bacalhau, Lingüiça Bêbada e Batatas Portuguesas.

MOSCATEL - A casta Moscatel é originária do Oriente Médio e foi introduzida no país na época do Império Romano. Sofreu muitas transformações ao longo dos séculos e hoje, existem três variedades da casta Moscatel em Portugal. A variedade Moscatel de Setúbal é a mais plantada em Portugal, e a sua produção concentra-se na Península de Setúbal, cujo clima ameno permite a maturação ideal dos bagos. Esta casta é imprescindível na elaboração do vinho generoso "Moscatel de Setúbal", contudo também é utilizada para enriquecer aromaticamente outros vinhos brancos da região, uma vez que é uma casta primária (marca o paladar e aroma dos vinhos). Exemplo de Vinho: JP Azeitão Branco
Sugestão de Harmonização: Ideal para servir com aperitivos, refeições leves, comida oriental ou para apreciá-lo sozinho.

RABO DE OVELHA - A casta Rabo de Ovelha é cultivada na região do Douro, especialmente na zona do Douro Superior. É plantada em pequenas quantidades na região dos Vinhos Verdes sob o nome de Rabigato e nas zonas vitícolas do sul do país (Estremadura, Ribatejo e Alentejo) onde é mais divulgada.
O vinho elaborado a partir desta casta é mais utilizado para produzir vinhos de corte. As principais qualidades desta nos vinhos são o alto teor alcoólico, boa longevidade e elevada acidez. Os vinhos que incluem esta casta na sua composição apresentam aromas discretos, com notas florais, vegetais e até minerais. Exemplo de Vinho: Flor de Crasto Branco
Sugestão de Harmonização: Acompanha entradas, mariscos, peixes, saladas e pratos frios.

SÍRIA - A casta Síria é cultivada nas regiões do interior de Portugal. Já foi a casta branca mais plantada na região do Alentejo, onde é denominada Roupeiro. A Síria é uma casta muito produtiva de cachos e bagos pequenos. Os vinhos produzidos com esta casta são delicados, frescos e elegantes. Exemplo de Vinho: Esporão Reserva Branco
Sugestão de Harmonização: Grande parceiro para pratos com bacalhau e também acompanha bem Pato com Laranja.

Para estimular a prática, colocamos os vinhos sugeridos, e outros, em promoção*.
Veja a lista completa de vinhos e, venha degustar conosco o Vinho Verde da Sub-Região de Monção/Melgaço: Varanda do Conde 2011. Confira todos os detalhes abaixo!
* Promoção válida até 26/01/2013 ou enquanto durarem os estoques.

Até breve,
Márcia Amaral - Sommelière
Equipe Sommelier Vinhos



Fontes de Consulta:
http://www.iea.sp.gov.br/out/LerTexto.php?codTexto=12311
http://www.enoteca.pt/content/lista-de-castas
http://winesofportugal.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário