30/08/2012

O Vinho do Gelo Brasileiro

O Brasil tem um legítimo vinho do gelo: icewine!
Conheça um pouco mais desta preciosidade produzida pela Vinícola Pericó; localizada no vale que dá nome à vinícola, em São Joaquim na Serra Catarinense a 1300 m.s.n.m.; e disponível na Sommelier Vinhos.

Como Foi Feito o Vinho do Gelo
O processo de elaboração de um Icewine consiste em colher as uvas perfeitamente maduras e com temperatura inferior a -6 ºC. Nessa condição, a água que se encontra no interior das bagas congela e o gelo é separado do suco rico em açúcar pelo processo de prensagem das uvas, ficando retido dentro da prensa pneumática juntamente com a casca, as sementes e o engaço.

O mosto de uva rico em açúcares é então fermentado a 10 ºC por 60 dias, e posteriormente é estabilizado e colocado em barricas de carvalho francês.

Nos dias 04 e 12 junho de 2009 a equipe Pericó registrou em seus vinhedos, localizados na fazenda Menino Deus, Distrito do Pericó em São Joaquim - SC, um espetacular fenômeno da natureza. As temperaturas caíram bem abaixo de zero e os termômetros marcaram -7,5 ºC, permitindo que um sonho se tornasse realidade: a colheita das uvas congeladas, a 1300 m.s.n.m, condições necessárias para a elaboração do Icewine.

Depois, este mosto gerado da uva Cabernet Sauvignon a partir desta colheita passou pela fase de estabilização em barricas novas de carvalho francês.

Após vinificado, apresentou-se este grande e único Icewine BRASILEIRO, que recebeu vários reconhecimentos pela sua qualidade:


  • Vinho Fortificado de 2010 pelo Guia Vinhos do Brasil da revista Gula;
  •  Prata no Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE), Miami 2011- U.S.A.;
  • Gran Medalha de Ouro no 8º Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil C.M. Bruxelas - Ed. Brasil 2011.

Veja nas palavras do próprio enólogo Jefferson Sancineto a explicação do processo, na recente reportagem do Globo Repórter.

Até à próxima!
Equipe Sommelier Vinhos

16/08/2012

Aconteceu na Sommelier Vinhos: Degustação Herdade do Esporão e Quinta do Crasto

Nesta última terça-feira, quatorze de agosto, aconteceu na Sommelier Vinhos uma degustação muito especial de vinhos das vinícolas portuguesas Herdade do Esporão e Quinta do Crasto, do Alentejo e Douro respectivamente.
As vinícolas estão entre as mais importantes de Portugal e possuem alguns vinhos ícones do país lusitano.

Herdade do Esporão
Em uma região desafiadora no interior de Portugal, o espírito de superar limites fez com que fossem produzidos os mais tradicionais vinhos portugueses. Nascia a Herdade do Esporão. uma marca que sempre acreditou no potencial do Alentejo. Com produtos como o Esporão, considerado um dos melhores vinhos portugueses.
A Herdade do Esporão também é reconhecida por seu amor a natureza, tradição e inovação.

Quinta do Crato
João Palhinha na 2ª etapa da degustação: vinhos tintos
Com localização privilegiada na Região Demarcada do Douro, pertence a família de Leonor e Jorge Roquette há mais de um século. O nome Crasto, deriva do latim castrum, que significa "forte romano". Os investimentos dos últimos anos permitiram modernizar as vinhas e instalações de vinificação, garantindo assim a produção de vinhos de elevada qualidade. Apesar da utilização das mais avançadas tecnologias de vinificação, continua a ser utilizado o tradicional método de pisa em lagares. A concretização de todos os investimentos e a paixão pelos vinhos elevou a Quinta do Crasto como uma das mais importantes vinícolas de Portugal e conquistou reconhecimento internacional.

Contamos com a participação do Sr. João Palinha; diretor da importadora Qualimpor - a qual é responsável pela importação dos produtos; que esteve entre nossos amigos, clientes e parceiros comerciais conversando e esclarecendo as particularidades de cada vinho e região.





Foram vários os vinhos degustados, entre eles estavam:
Esporão Reserva Tinto e Branco, Esporão S (Syrah), Esporão PV (Petit Verdot), Esporão Quatro Castas, Esporão Vinho da Defesa Tinto e Rosé, Esporão Monte Velho Tinto e Branco, Crasto Douro Superior, Crasto Douro Tinto e Branco, Flor de Crasto Douro Tinto e Branco.

Alguns de nossos clientes já conheciam uns destes, porém houve descobertas para todos!
As conversas entre os vinhos, sempre agradáveis, evidenciarão a imagem do vinho português atual que se confirma na taça: respeito à tradição da vitivinicultura nacional e abertura para inovações.
O resultado: qualidade constante e vinhos deliciosos!
Amigos e clientes prestigiaram a degustação


Amigos e clientes prestigiaram a degustação

Até a próxima!
Equipe Sommelier Vinhos

09/08/2012

Degustação Especial: Herdade do Esporão e Quinta do Crasto


Venha participar desta super degustação na próxima terça-feira (14 de agosto) na Sommelier Vinhos, das 18h às 21h.


Serão degustados doze vinhos da Herdade do Esporão e seis vinhos da Quinta do Castro, com a participação de João Palhinha, diretor da importadora Qualimpor.


Veja todos os detalhes abaixo e reserve já seu lugar!
Valor: R$50,00 (poderá ser abatido das compras no dia)