24/12/2008
BOAS FESTAS!!
29/11/2008
A SOMMELIER VINHOS ABASTECE A ADEGA DA MOSTRA CASA & CIA
11/11/2008
Degustação Freixenet
Cava leve muito apreciado por seu grande frescor. O elevado teor da uva Parellada no corte e a fermentação com temperatura controlada de 12 ºC, lhe conferem aromas finos e intensos, predominando os frutadoss. Sua coloração é amarelo palha e brilhante. Sua borbulha, fina e persistente, forma uma excelente coroa. Tem paladar límpido, leve e com elegante e ampla via retronasal. Ideal para acompanhar frutos do mar, risotos e carnes brancas. Temperatura ótima de consumo: 6 – 7 ºC
Carta Nevada - (33% Parellada, 33% Macabeo, 33% Xarello)
Típico cava da região, com um corte equilibrado das variedades autóctonas do Penedés. Sua coloração é amarelo palha, límpida e brilhante. Suas borbulhas, de tamanho médio, formam uma bela coroa. Apresenta ligeiros aromas florais e consistente estrutura em boca, devido ao período de maturação. O licor de expedição se elabora com vinho do mesmo corte, envelhecido 12 meses em barrica. Ideal para acompanhar frutos do mar, risotos e carnes brancas. Temperatura ótima de consumo: 6 – 7 ºC
Brut Rosé - (70% Trepat, 30% Garnacha )
Brut elaborado a partir das variedades de uva Trepat e Garnacha. Se distingue por sua viva coloração rosada. Borbulhas finas e elegantes. Após um longo envelhecimento em cava, segue conservando frescos e suaves aromas florais e de frutas vermelhas. De paladar leve e fresco, que remete aos vinhos rosados característicos da região do cava. Ideal para acompanhar aperitivos e massas. Temperatura ótima de consumo: 6 – 7 ºC
Reserva Heredad - (67% macabeo, 33% parellada)
03/11/2008
Bruschettas!!
Os amigos que freqüentam a Sommelier aos sábados à tarde já comprovaram: bruschettas (se pronuncia brusqueta) deixam nossas vidas mais alegres. Num momento de descontração, seja a dois ou com amigos, seja como entrada ou lanche, elas surgem como um encantamento ao paladar. Na Sommelier fazemos as clássicas de tomate e manjericão, mas elas se prestam às mais variadas combinações. O sucesso é tanto, que os pedidos da receita das bruschettas são freqüentes!
Na preparação das bruschettas na Sommelier utilizamos o pão tipo baguette, devido ao fato do tamanho de suas fatias facilitarem a degustação. Contudo, em geral, para servir como entrada, o melhor é utilizar o pão italiano, facilmente encontrado em nossos mercados. Pode-se tostar as fatias, em uma grelha bem quente ou assá-las no forno. O importante é conseguir uma superfície firme e crocante, mantendo a maciez da parte interna.
Os ingredientes, para 4 pessoas:
- 4 fatias de pão italiano (de 3 a 4cm de espessura)
- 2 dentes de alho grandes, sem casca
- Azeite de oliva o suficiente para regar as bruschettas e mais 4 colheres para temperar o tomate
- 2 tomates grandes e maduros, bem picados
- Folhas de manjericão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Aspargos e presunto cru
Ratatoullie
Presunto cru e rúcula
Berinjela com gruyére
Cebola caramelada com gorgonzola
Doce de figo e presunto cru
Queijo Brie, presunto cru e figo.
27/10/2008
Degustação SUZIN - Vinhos de Altitude - São Joaquim

Cabernet Sauvignon - Vermelho-rubi intenso,com nuances castanhos, límpido, aromas de côco, baunilha, chocolate e alcaçuz, equilibradas com um frutado maduro e uma nota final de eucalipto. Boa integração da barrica, que apesar de um estágio longo, não é onipresente, mas essencial para a complexidade deste vinho. Graduação alcoólica:14%
24/10/2008
VINHOS SUZIN

20/10/2008
Evento Roche

Você também pode organizar seus eventos na Sommelier! Entre em contato!
17/10/2008
Notícias!!
Nossos clientes já tiveram a oportunidade de degustá-los! Você pode conhecê-los também, seja numa visita à loja ou através da nossa tele-entrega: (51) 3024-0751.
Uvas: Malvasia Fina, Códega, Rabigato e Viosinho.
Vinho com aroma frutado e paladar leve. Ideal para acompanhar entradas, saladas e pratos de peixe ou marisco.
Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinta Cão.
Vinho com aroma frutado, na boca apresenta-se macio, leve e fresco com um final agradável.
Uvas: Malvasia Fina, Códega, Rabigato, Viosinho e Moscatel.
Vinho com aroma frutado e elegante, com nuances de frutas tropicais, na boca apresenta-se leve e fresco com final agradável.
Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, e Tinta Barroca.
Vinho com aromas de frutas silvestres maduros, na boca apresenta-se encorpado, aveludado e aromático com longa persistência, ideal para acompanhar pratos de carne e caça de confecção delicada.
ÉPOCA DE COLHEITA
Finais de Setembro.
ORIGEM
Vinhas novas com 4 anos, situada em Fernando Pó, zona privilegiada do concelho de Palmela.
SOLO
Podzolizado de areias e arenitos.
CLIMA
Mediterrânico-continental.
VINIFICAÇÃO
Fermentação em cubas-lagares de inox com temperatura controlada, e maceração pelicular prolongada. Estágio de 8 meses em meias pipas de carvalho Americano e francês.
NOTA DE PROVA
Vinho de cor granada, concentrado. Aroma confitado a lembrar fruta preta muito madura, alguma especiaria, com toque balsâmico da casta. Na boca é muito cheio, aveludado com taninos presentes muito bem integrados. Final longo e persistente.
QUANTIDADE PRODUZIDA
10.600 garrafas de 0,75 litros.
PERÍODO MÁXIMO DE GUARDA
Aconselham-se 8 anos.
TEOR ALCOÓLICO
14,5 º vol.
14/10/2008
Azeite Extra Virgem Casa Santa Vitória
Não deixe de provar esta delícia!
06/10/2008
Sanjo - Vinhos de São Joaquim - Serra Catarinense


Núbio Rosé - Cabernet Sauvignon - 2007
Grad. Alcóolica - 14% - Altitude: de 1.280 a 1.380m
Maceração: 12 horas
Sem barrica
Vinho de coloração róseo acinzentada, com aroma de frutas silvestres, morango e cereja, mesclado com notas florais, Ao paladar é fresco e agradável, de boa persistência e agradável final frutado.
Nobresse - Cabernet Sauvignon - 2005
Maceração: Média (8 a 10 dias)
Barrica: francesas, segundo uso, 50% por 5 meses
Vinho de coloração vermelho violáceo, com aroma complexo e franco, donde se destacam frutas vermelhas maduras, café e tostado. Em boca possui taninos de boa concentração que outorgam caráter e estrutura que se complementa com um agradável frutado ao final.
Maestrale - Cabernet Sauvignon - 2005
Graduação Alcóolica - 13,2% - Altitude: de 1.300 a 1.380m
Maceração: Longa (12 a 20 dias)
Barrica: francesas, primeiro uso, 100% por 10 meses
Vinho distinto de coloração vermelho rubi, com aromas de frutas, pimentas negras, especiarias e baunilha. Ao paladar é um vinho de excelente concentração, integrado com a madeira de Carvalho francês, redondo e maduro, de taninos macios e agradável final.
O cardápio:
Entrada
Siri gratinado e terrine de avestruz
Vinho Sauvignon Blanc 2007 (pré-lançamento)
Primeiro prato
Salmão ao molho de salsinha
Acompanha pure de moranga
Vinho Núbio Rosé
Degustaçao Nobresse Cabernet Sauvignon
Segundo prato
Filé ao molho Espanhol
Acompanha gallette de batatas
Vinho Núbio Tinto Cabernet Sauvigon
Degustação Vinho Maestrale Cabernet Sauvigon
Sobremesa
Pera caramelizada com sorvete de baunilha
Vinho de sobremesa
24/09/2008
JANTAR NO CALAMARES
O jantar harmonizado no restaurante Calamares (http://www.restaurantecalamares.com.br/) fechou com chave de ouro a semana portuguesa da Sommelier. Não poderia ser diferente! Os pratos maravilhosamente elaborados pela equipe do Calamares e os vinhos com muita qualidade que a importadora Lusitana traz para nós brasileiros, fizeram o casamento enogastronômico perfeito! Nossos clientes puderam conferir este resultado numa noite agradável, de muita conversa e aprendizagem. A simpatia da Eliza, sócia proprietária da Lusitana, foi destaque no evento. Incansável, revelou-se uma defensora da enologia portuguesa, com muita propriedade e conhecimento. A equipe do Calamares esteve impecável no serviço, os pratos foram servidos de forma cadenciada e no tempo certo para a apreciação de todos.
Para quem não pode ir, eis aqui uma amostra do que foi a noite.
As boas vindas foram dadas com o Lisa Branco, 2006, vinho da região das Terras do Sado, da cepa Moscatel. Perfumado apresenta aromas de laranjeira e mel; na boca é macio, leve com final de boca redondo e seco.
Primeiro Prato:
LINGUADO AO MOLHO DE OSTRA COM ACOMPANHAMENTO DE ARROZ DE ESPINAFRE
Uma profusão de sabores que foi apresentado com dois vinhos, entre os quais os convivas escolhiam o que mais lhe apetecia como acompanhamento do prato. Inicialmente foi apresentado o branco da Casa Ermelinda Freitas, das Terras do Sado - o Terras do Pó, 2007. Composto da casta Fernão Pires, possui um bom corpo, equilibrado e com certa untuosidade. Em seguida foi apresentado o tinto Herdade das Albernoas, 2004, composto com as castas aragonês, trincadeira e castelão, vinho alentejano. De coloração rubi ligeira, aromas frescos de frutos vermelhos maduros, paladar muito macio e suave. Era uma difícil escolha!
Segundo Prato:
BACALHAU DOURADO EM POSTAS,COM BATATAS, CEBOLAS E BRÓCOLIS
A noite evoluía juntamente com a complexidade dos sabores e aromas dos pratos e dos vinhos! Para este prato foi sugerido três vinhos:
* Herdade Paço do Conde, 2004, entre os vários prêmios que possui, destaca-se a Menção Honrosa recebida no concurso "Dez Melhores do Alentejo". Composto pelas uvas trincadeira, aragonês, alicante bouschet e cabernet sauvignon, possui coloração rubi intensa, aromas expressivos de frutos vermelhos maduros com notas tostadas conferidas pela permanência de três meses em barricas francesas e americanas. Elegante, de paladar frutado, macio e suave.
*Barão do Sul Colheita Selecionada, 2003. De coloração rubi e aroma frutado, tem como característica principal um conjunto bem estruturado, redondo e muito fácil de beber. Suas castas são aragonês, alicante bouschet, cabernet sauvignon e castelão. Passa nove meses em barricas de carvalho francês e 18 meses de garrafa, tempo suficiente para lhe dar uma complexidade fina e elegante.
* Duque de Beja, 2005. De cor rubi fechada, aromas intensos e complexos de amixas maduras, groselha, especiarias. Macio e envolvente, final persisten te e muito agradável. Em sua composição encontram-se as castas syrah, trincadeira, cabernet sauvignon e aragonês. Passa por um estágio de nove meses em barricas americanas e francesas e seis meses em garrafa.
Essa foi a verdadeira batalha da noite, pois os vinhos se apresentavam, cada um em sua característica, como acompanhantes diferenciados e valorosos. Novamente não houve unanimidade nas escolhas, ficando os convivas com a difícil missão de testar e retestar as provas!
SOBREMESA:
TOUCINHO DO CÉU COM OVOS MOLES
A combinação perfeita encerrou o jantar. Os aromas, o corpo e um toque equilibrado de acidez, transformou o Moscatel de Setúbal na estrela da noite. Quem já o degustou tem a verdadeira noção da qualidade a que se chegou com este belo vinho fortificado.
* Moscatel de Setúbal, 2004, da Península de Setúbal, elaborado com a casta Moscatel de Setúbal. Apresenta aromas complexos e evoluídos, com toques de flor de laranjeira e mel. Na boca é doce, macio e com final prolongado.
Em breve teremos novos jantares harmonizados e novidades do mundo enogastronômico.