14/04/2014

Wine Day Espanha

Na quinta-feira, dia 24 de Abril de 2014, a Sommelier Vinhos irá realizar em sua loja na Rua Passo da Pátria, 166, o WINE DAY ESPANHA, com excepcional degustação das principais vinícolas da Espanha. Conheça abaixo um pouco sobre esses vinhos, e não deixe de participar!





Protos, do grego “Primeiro”. Em 1927, foi inaugurada “a primeira da Ribeira”, que dois anos depois ganharia a Medalha de Ouro na Exposição Universal de Barcelona, iniciando uma trajetória de grandes vinhos. Instalada na montanha do castelo do infante Don Juan Manuel, a Bodega Protos conta com 1500 metros de galerias subterrâneas, as quais se mantêm a 12°C e em torno de 75% a 80% de umidade por todo o ano, permitindo uma crianza lenta e prolongada em barricas de carvalho americano e francês. Constitui uma das bodegas mais significativas da geografia espanhola, uma autentica catedral do vinho. 

Protos Verdejo
 

Região: D. O. Rueda
Vinho branco - Varietal com 100% Verdejo
Notas de degustação:
Amarelo com tons dourados e reflexos verdes. Limpido e brilhante. No nariz, aromas frutados com notas de maça verde, cítricos e frutas tropicais, flores brancas, ervas aromáticas e notas de erva-doce. Na boca é muito fresco, com boa acidez, sabor intenso, frutado, equilibrado, complexo, com um final largo e ligeiramente amargo.
Notas de produção:
Elaborado com uvas de vinhedos de menos de 25 anos. Criado 3 meses sobre lías finas. Vendímia noturna.
Premiações:
1º LUGAR - TOP 100 da Wine Spirits - Melhores vinícolas 2013.

Protos Rosado

Região: D. O. Ribera del Duero
Vinho rosado - Varietal com 100% Tempranillo
Notas de degustação:
De cor rosa-morango intenso. No nariz, aromas de frutas vermelhas (framboesa, cereja e morango) com matizes florais. Elegante e ao mesmo tempo surpreendente. Na boca é muito equilibrado, fresco, cremoso, bastante frutado e de boa acidez, com leve toque especiado e saboroso final de boca de boa persistência.
Notas de produção:
A uva depois de desengaçada, passa na prensa pneumática onde fica macerando por 16 horas. Depois fermentado em depósitos de aço inox com temperatura controlada entre 16° e 18°, o que lhe confere aromas delicados e frescor.
Premiações:
1º LUGAR - TOP 100 da Wine Spirits - Melhores vinícolas 2013

Protos Roble

Região: D. O. Ribera del Duero
Vinho tinto - Varietal com 100% Tempranillo
Notas de degustação:
De cor vermelho cereja com tons violáceos,lágrimas abundantes. No nariz, bastante intensidade. Sutis aromas de frutas vermelhas (cerejas e amoras) envoltas em um carvalho cremoso, de ligeiro tostado, integrado e harmônico, que oferece notas de coco, caramelo e recordações de couro, ervas de monte e lilás. Na boca, tem um ataque frutado, fresco e saboroso. Aparecem frutos vermelhos bem maduros e notas florais sobre um fundo balsâmico. Complementado por madeiras finas de tostado baixo. É guloso, equilibrado e de estrutura media, com bom percurso, final fresco e de pós-gosto elegante.
Notas de produção:
Criado em barrica de carvalho americano por, no mínimo, quatro meses.
Premiações:
1º LUGAR - TOP 100 da Wine Spirits - Melhores vinícolas 2013.

Protos Reserva
Região: D. O. Ribera del Duero
Vinho tinto - Varietal com 100% Tempranillo
Notas de degustação:
Cor de cereja intenso. No nariz, aromas complexos de frutas negras com recordações de baunilha. A medida que vai passando aparecem fundos de especiarias e matizes torrefatos, formando um bouquet complexo e elegante. Na boca, o vinho é aveludado e carnoso, com corpo, bem estruturado devido a seus taninos finos e elegantes. A união da madeira-vinho é perfeita, formando um matrimonio difícil de separar.
Notas de produção:
Mínimo de 16 meses em barrica de carvalho americano e 24 meses na garrafa.
Premiações e condecorações: Medalha de Ouro"-Concurso de Bruxelas 2011; Melhores da Espanha pela Revista Prazeres da Mesa / Janeiro 2013.

A partir de 1998, Mariano Garcia, um dos mais prestigiosos enólogos da Espanha (durante 30 anos enólogo da Vega Sicília) e Javier Zaccagnini, (Diretor da D. O. Ribera del Duero) se juntaram para criar AALTO Bodegas e Viñedos, sem dúvida um dos grandes fatos vinícolas do final do século XX. O objetivo do projeto é se aprofundar no potencial da uva e do terroir da Ribera del Duero para elaborar vinhos de alta qualidade. Para isto conta atualmente com 42 hectares de terrenos próprios com vinhedos velhos de até mais de 60 anos, com baixos rendimentos e um máximo de qualidade. AALTO é o resultado de uma seleção extremamente minuciosa das uvas e um respeitoso tratamento do terroir e da elaboração. Não se produz AALTO em anos em que a qualidade da uva não atinge as condições exigidas. Instalados hoje na nova e definitiva bodega, construída e dimensionada na medida da arte de seus proprietários, a safra de 2003 é a primeira a ser produzida nesta bodega e também a primeira a chegar ao Brasil.

Aalto 
Região: D. O. Ribera del Duero
Vinho tinto - Varietal com 100% Tempranillo
Notas de degustação:
Cor rubi violeta escuro. No nariz muito intenso com muita fruta vermelha madura, balsâmica, torradas, com a madeira bem integrada. Na boca é potente, com taninos maduros, carnudo, equilibrado e com um passo de boca aveludado. Magnífica persistência com retorno aos aromas.
Notas de produção:
Procedente de vinhedo de 30 a 60 anos, é envelhecido por 23 meses em tonéis de carvalho, sendo 50% novos franceses e 50% de 1 ano franceses e americanos.
Premiações: Robert Parker: 92-94 pontos.

Viña Sastre é uma pequena bodega familiar que cultiva as vinhas há varias gerações em uma das áreas mais privilegiadas da Ribera del Duero. Na realidade, o inicio oficial da bodega foi em 1985 e hoje, depois de um trabalho exemplar os seus vinhos estão no Olimpo da fama e são quase virtuais (poucas garrafas produzidas, dificeis de encontrar no mercado). Com 30 hectares divididos em diversos pagos, alguns com mais de 80 anos e pequeno rendimento (18hl/hectare), a familia Sastre consegue de fato produzir uma gama de vinhos maravilhosos que, sem duvida, ainda darão muito de bom para falar e beber.

Viña Sastre Roble
Região: D. O. Ribera del Duero
Vinho tinto - Varietal com 100% Tinta del País (Tempranillo)
Notas de degustação:
Cor de cereja muito intensa. No nariz, grande complexidade aromática de frutas vermelhas, geléia de groselhas, baunilha  e toques de madeira bem integrados no conjunto do vinho. Na boca é saboroso e equilibrado, com taninos redondos, longo retrogosto e persistência de notas frutadas e torrefatas.
Notas de produção:
Envelhecido durante 6 meses em barrica de carvalho americano.
Premiações: Robert Parker: 91 pontos.

Viña Sastre Crianza

Região: D. O. Ribera del Duero
Vinho tinto - Varietal com 100% Tinta del País (Tempranillo)
Notas de degustação:
De cor vermelho granada escuro. No nariz, é muito potente e complexo com aromas de notável intensidade, com tostados, frutas negras, cacau, tostados e tons de especiarias (canela, noz moscada, pimenta negra e baunilha). Na boca é suave, saboroso, frutado com sensações de frutas negras, finos tostados e madeiras aromáticas e taninos bem integrados a um vinho de muito caráter.
Notas de produção:
Envelhecido por 14 meses em barricas novas de carvalho francês e americano.
Premiações: Robert Parker: 92; Guia Peñín: 93.


Pago de Carraovejas é, hoje, o vinho mais procurado da Espanha e o mais difícil de encontrar. Depois de sete anos de trabalho e muita insistência e dedicação, chega finalmente ao Brasil das mãos da Península para a alegria dos apreciadores de grandes vinhos. Pago de Carraovejas nasceu 1988 no mesmo centro histórico da Ribera del Duero, Peñafiel, e no pedaço mais célebre da área. Sob a inspiração de Don José Maria Ruiz Benito, dono do aclamado Restaurante José Maria (o melhor cochinillo) de Segóvia, estes 60 Ha. de vinhedos próprios viram sua primeira colheita em 1991. Plantada a 750 m. de altitude, a finca se estende por ladeiras suaves e prolongadas, orientadas rumo ao sudoeste e em solo bem drenado (arenoso, calcário, pedregoso, profundo). As uvas, Tinto Fino (Tempranillo), Merlot e Cabernet Sauvignon, são plantadas em espaldeiras. As melhores uvas são transportadas aos depósitos de fermentação, projetados especialmente com diâmetros achatados para permitir um maior contacto com o bagaço e obter, assim, uma maceração mais eficaz. Ademais, a bodega está projetada para evitar o uso de bombas elétricas. Em definitivo, um selo, "Pago de Carraovejas", que distingue e caracteriza estes vinhos do resto da denominação.

Pago de Carraovejas Crianza

Região: D. O. Ribera del Duero
Vinho tinto - Corte com:
    - 85% Tinto Fino (Tempranillo)
    - 15% Cabernet Sauvignon
Notas de degustação:
De cor cereja escura com tonalidades púrpura. No nariz, aroma complexo de fruta madura com notas de madeira tostada, chocolate, café, frutos secos e especiarias. Na boca é carnudo, saboroso, muito frutado, com um agradável toque de madeira fina.
Notas de produção:
Envelhecido 14 meses em barricas de carvalho americano e francês.
Premiações: Melhores da Espanha pela Revista Prazeres da Mesa – Janeiro 2013; Guia Peñín: 93.



Pago de Los Capellanes é uma emblemática bodega de Duero, fundada em 1996, muito valorizada pelos amantes de novos vinhos tintos castelhanos elegantes. Situada a um quilômetro de Pedrosa de Duero, a bodega vem transformando sua imagem desde o casamento entre Rodero e Villa, apoiados por uma equipe excepcional, modernizando as técnicas de cultivo e ampliando os vinhedos até superar os 100 hectares, produzindo vinhos de variedades Tinta do País, Cabernet Sauvingon e Merlot.

Pago De Los Capellanes Roble

Região: D. O. Ribera del Duero
Vinho tinto - Varietal com 100% Tempranillo
Notas de degustação do enólogo:
De cor cereja, com intenso aroma floral e de frutas negras do bosque, junto com toques láticos e de baunilha, próprias de seu estágio em madeira. Em boca, vinho amplo, elegante, persistente e aveludado.
Notas de produção:
O Pago de los Capellanes está dividido em 35 parcelas de vinhedos, cada um com tratos específicos. Em outubro época da colheita, a temperatura oscila cerca de 20°C, amplitude térmica ideal, para a maturação dos bagos, preservando, cor, teor de taninos, aromas, acidez, estrutura em equilíbrio.
Breve pré-fermentação a frio com posterior fermentação alcoólica espontânea por 22 dias, fermentação maloláctica a 20°C, por 24 dias, separa-se as “lias”, sem filtrar ou clarificar.
Amadurecimento: 5 meses em barricas de carvalho francês novas.
Premiações: Wine & Spirits – TOP 100 Vivir del Vino – 11 magníficos 2012. Os melhores vinhos do ano.

Pago de Los Capellanes Crianza

Região: D. O. Ribera del Duero
Vinho tinto - Varietal com 100% Tempranillo
Notas de degustação do enólogo:
De cor cereja com intensas lágrimas vermelhas. Nariz equilibrado fruta e madeira, com notas de baunilha. Em boca, macio, com deliciosos sabores, e com final suave e elegante.
Sobre a colheita: O Pago de los Capellanes está dividido em 35 parcelas de vinhedos, cada um com tratos específicos. Em outubro época da colheita, a temperatura oscila cerca de 20°C, amplitude térmica ideal, para a maturação dos bagos, preservando, cor, teor de taninos, aromas, acidez, estrutura em equilíbrio.
Notas de produção:Fermentação alcoólica por 30 dias com posterior fermentação maloláctica a 20°C, por 22 dias.
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês novas e semi-novas.
Premiações: Bacchus 2013 – Medalha de ouro.


Outra pequena propriedade da família Eguren, está localizada perto de Alava, onde se produzem vinhos com a denominação de Vino de la Tierra A.O.C. Como diz Robert Parker na Wine Advocate, referindo-se ao vinho CODICE “As vezes custa acreditar que existam vinhos tão deliciosos a preços tão razoaveis”. Isso descreve fielmente a realidade deste ótimo CODICE. Dominio de Eguren expressa todo o trabalho, a ilusão e o conhecimento de uma familia entregue a nobre arte de produzir e saborear os caldos da terra.

Protocolo Branco
Região: Vino de la Tierra de Castilla
Vinho branco - Corte com:
    - 60% Airén
    - 40% Macabeo
Notas de degustação:
De cor amarelo verdoso, pálido, límpido e muito brilhante. Aroma de fruta fresca, plátano, maça, pêssego. Na boca se mostra fresco, frutado, sedoso com ligeiras notas de acidez, aparecendo no retro-gosto com força as sensações frutais.
Notas de produção:
Maceração a frio por 8 horas.

Códice

Região: Vino de la Tierra de Castilla
Vinho tinto - Varietal com 100% Tempranillo
Notas de degustação:
De cor rubi com ligeiros reflexos violáceos. Aroma de frutas maduras, amoras, notas de café, tostados, madeira de santal, pimenta, especiarias, baunilha. Na boca têm uma boa densidade, de taninos doces e opulentos, muito equilibrado, características de fruta fresca madura em perfeita conjunção com as características da crianza (especiarias, torradas, café, madeiras nobres). No retrogosto nos deixa a lembrança muito prazerosa de um ligeiro torrefaço.

Notas de produção:
Produzido com vinhas velhas de baixo rendimento. Criado 6 meses em depósito e 6 meses em barrica de carvalho americano.

O Grupo Suiço Novartis (antigas Sandoz e Ciba-Geigy) decidiu, (assim como outros grandes conglomerados europeus que são donos dos grandes Chateaux de Bordeaux e Bourgogne) investir para produzir um dos melhores vinhos da Europa. Renasce assim a Abadia Retuerta com mais de 800 anos de história vitivinícola, sob a direção técnica de Pascal Delbeck, um dos enólogos mais famosos do mundo. Objeto de atenção das principais publicações dedicadas ao vinho, The Wine Advocate, Decanter, Wine Spectator, etc., chegando a ser chamada por Robert Parker como “o Projeto Vinícola mais excitante de toda a Europa”. Na Abadia Retuerta se combinam os mais modernos equipamentos de elaboração com a sabedoria da experiência e o respeito à natureza. Para todo o processo de vinificação só se utiliza a própria gravidade para transportar o vinho (as únicas bombas que se utilizam são para a água na limpeza). Os 204 ha de vinhedos à beira do Rio Duero estão divididos em 54 parcelas, selecionados por tipo de terreno (arenoso, calcário, pedras e cascalho) e o tipo de uva ideal para essas características (Tempranillo, Cabernet-Sauvignon e Merlot) permitem criar um vinho equilibrado, cheio de vida e nobre, que, dependendo do tipo pode se adaptar desde um aperitivo a alta culinária.

Abadia Retuerta Rívola

Região: Vinos de la Tierra de Castilla y León
Vinho tinto - Corte com:
    - 60% Tempranillo
    - 40% Cabernet Sauvignon
Notas de degustação:
Cor cereja intenso, lágrima densa e transparente. No nariz, se mostra apurado, com aromas complexos: morango, café, alcaçuz, pimenta negra, cacau. Na boca, é redondo, frutado muita fruta roxa, barrica, caramelo e toque mineral.
Notas de produção:
Criado 12 meses em carvalho francês e americano. Vinhedos procedentes de terrenos calcáreos e arenosos. Vinho afinado que permite diferentes usos na gastronomia, tanto com carnes, quanto com peixes.
PremiaçõesRobert Parker: 88 pontos.

Abadia Retuerta Selección Especial

Região: Vinos de la Tierra de Castilla y León
Vinho tinto - Corte com:
    - 75%Tempranillo
    - 20% Cabernet Sauvignon
    - 5% Merlot
Notas de degustação:
Cor rubi violáceo de grande intensidade. No nariz, aromas complexos e atrativos, fresco, mentolado, frutas vermelhas. Na boca, coco, baunilha, notas de tabaco e pimenta verde com taninos nobres e um final delicioso e persistente.
Notas de produção:
Criado 18 meses em carvalho francês e americano.O Selección Especial nasce de uma cuidadosa seleção das melhores uvas de todas as parcelas do vinhedo. A riqueza da Tempranillo, a redondeza da Merlot e a elegância aromática da Cabernet Sauvignon fazem dele um dos grandes vinhos reconhecidos a nível mundial.  
Premiações: Melhores Vinhos da Espanha" pela Revista Prazeres da Mesa - Jan/2013; Melhor Vinho Tinto do mundo - London International Wine Challenge 2005.

O projeto de Mas Perinet nasceu em 1998 das mãos de três engenheiros agrônomos amantes do vinho: o mais conhecido por ser um dos maiores e mais populares cantores da Espanha, Joan Manuel Serrat, Antonio Casado e Alejandro Marsol, junto com um dos grandes enólogos da atualidade, Josep Serra. As terras ficam em uma paisagem paradisíaca com um total de 269 hectares, a maioria de bosques e vários lagos. No total, 32 hectares são de vinhedo, 25 ha em Priorato e 7 ha em Montsant. São duas bodegas, uma D.O.Q. Priorato e a outra D.O. Montsant, totalmente independentes uma da outra. A idade dos vinhedos vai de 7 a mais de 80 anos. Todo o processo de elaboração, desde o vinhedo, a seleção da uva e das barricas (Allier, Tronçais, Nevers, Virginia e Missouri) é de extrema atenção e qualidade, podendo tranquilamente afirmar-se que esta bodega moderna, tem um futuro enorme e glorioso pela frente.

Perinet

Região: D. O. Priorat
Vinho tinto - Corte com:
    - 45% Cariñena
    - 35% Garnacha
    - 10% Cabernet Sauvignon
    - 7% Merlot
    - 3% Syrah (Shiraz)
Notas de degustação:
Cor rubi escuro com reflexos violetas. No nariz, fino e complexo aroma de frutas vermelhas maduras commatizes minerais, especiarias e balsâmicos. Na boca é potente e elegante com taninos finos e doces. Longo retrogosto.
Notas de produção:
Criado 15 meses em barrica de carvalho francês novo. Engarrafado sem filtragem, por decantação.
Premiações: Guia Peñín: 92; Wine Spectator: 91.

L'Equilibrista

Região: D. O. Cataluña
Vinho tinto - Corte com:
    - 48% Syrah (Shiraz)
    - 27% Cariñena
    - 25% Garnacha Negra (Garnacha)
Notas de degustação:
De cor ameixa muito intensa e escura. . No nariz, é reservado a principio. Pouco a pouco abre-se em um leque de aromas complexos. Notas de ameixas negras, cânfora, cítricos  e tons frescos, que se complementam com o chocolate, a fruta roxa madura, a baunilha o tabaco, o anis e o cedro. Na boca , primeiro impacto cremoso, redondo e profundo. Estrutura firme e percurso tânico por toda a boca até o final de onde se reencontra com o chocolate e a fruta negra madura.
Notas de produção:
Envelhecido por 14 meses em barrica de carvalho novas e de tostado médio de carvalho francês.
Premiações: Guia Peñín: 94 pontos.

Esta propriedade familiar de viticultores em Terra Alta se destaca por seus mágicos e variados terroir, seus vinhedos antigos (mais de 50 anos) e a qualidade de sua produção. Para seu proprietário, Joan Lliberia, é fundamental o respeito à terra, com a tradição aliada à tecnologia mais moderna para poder produzir os melhores vinhos, com um caráter e expressão únicos.

Via Terra Tinto

Região: D. O. Terra Alta
Vinho tinto - Varietal com 100% Garnacha
Notas de degustação:
De cor cereja escuro. No nariz, aroma intenso e complexo destacando-se a fruta vermelha fresca e matizes de ervas silvestres. Na boca é saboroso e elegante com taninos doces. Fresco e persistente.
Notas de produção:
Fermentação malolática em depósito, conservado durante 3 meses em suas próprias lias. Vinho sem crianza.

Finca Allende está situada em Briones, povoado medieval no coração da Rioja Alta, a 36 Km ao noroeste de Logroño e a 8 Km a sudoeste de Haro. Seus vinhedos estão entre 450 e 480 metros de altitude, com subsolos calcário-argilosos e aluviais, o que permite que as raízes dos troncos cresçam em profundidade e possam absorver os minerais necessários para o crescimento das plantas. São cultivadas de forma quase exclusiva as variedades Tempranillo (20 ha), mas também um pouco de Graciano (1,5 ha). A colheita se realiza de forma inteiramente manual, procurando colher cada cacho no seu momento de maturidade.

Allende Tinto

Região: D. O. Ca. Rioja Alta
Vinho tinto - Varietal com 100% Tempranillo
Notas de degustação:
Cor cereja intenso com nuances púrpura. No nariz, predominam as sensações frutais sobre tons perfeitamente integrados de crianza em madeira, que proporcionam sensações de cedro e tabaco. Na boca é sério e vivo com potência e um grande equilíbrio, amplo e saboroso combinando frescor frutal e a elegante estrutura de um vinho de guarda.
Notas de produção:
Idade média de 35 anos, colheita manual e seleção ao pé da bodega. Engarrafado sem filtragem. Criado 13 meses em carvalho Allier (84%) e americano (16%)
Premiações: Robert Parker: 91; Guia Peñín: 91; Melhores Vinhos da Espanha pela Revista Prazeres da Mesa - Jan/2013 - safra 2005.

Orben é a mais recente bodega do grupo Artevino (Izadi) na Rioja. Uma pequena bodega (90.000 garrafas/ano) concentrada em produzir vinhos de alta qualidade com vinhedos antigos plantados a mais de 60/85 anos. Uma bodega feita na medida para a produção minuciosa de dois grandes vinhos riojanos de corte moderno: Orben e Malpuesto.

Orben Tinto

Região: D. O. Ca. Rioja Alavesa
Vinho tinto - Corte com:
    - 97% Tempranillo
    - 3% Graciano
Notas de degustação:
Vermelho rubi impenetrável. No nariz  aromas de frutas do bosque permeados por notas balsâmicas, lácteas, torrefação, balas de leite toffees, e presença de nuances minerais. Na boca ataque macio equilibrado com taninos nobres e bem integrados.  Estruturado, amplo, conformando as frutas e as notas balsâmicas e especiarias. Intenso, complexo e com bela persistência. Um vinho para degustar agora ou nos próximos 17 anos, segundo especialistas de Robert Parker. (Até 2030)
Notas de produção:
De vinhedos de mais de 60 anos. Criado 12 meses em barricas de carvalho francês de grão fino
Premiações: Robert Parker: 92; Guia Peñín: 92.



Finca Nueva é o ultimo projeto do inquieto enólogo e viticultor Miguel Ángel de Gregorio (Finca Allende) e, mais concretamente, seu próprio negócio. Em Briones, muito próxima de Finca Allende, é uma bodega de nova geração, onde são elaborados seus vinhos. Neste novo laboratório de idéias que De Gregorio desenha seus novos vinhos: vinhos pensados para o consumidor. Com ela, Miguel Ángel quer dar asas a sua criatividade e oferecer ao consumidor o que ele batizou como “vinhos divertidos”, vinhos frescos a um preço acessível para serem desfrutados a qualquer momento, sem perder a personalidade de seu criador. De alguma forma democratizar os vinhos de alta qualidade. A Bodega nasce para atender a uma tripla demanda: aos que buscam vinhos de qualidade a preços acessíveis, aos novos consumidores que se incorporam ao mundo do vinho e que desejam vinhos de acordo com o seu paladar e ao mercado exterior que anseia por uma nova imagem dos vinhos de Rioja. Se tomam como ponto de partida 20 ha. de vinhedos situados em terras que tradicionalmente não eram utilizadas em Finca Allende. Nelas se cultivam, fundamentalmente, tempranillo, algo de viúra e um pouco de garnacha. Se trata de terras majoritalmente argilo-calcáreas e de cascalho. (O logotipo da bodega reflete esta idéia de liberdade: uma gaiola aberta e um pequeno colibri).

Finca Nueva Blanco
Região: D. O. Ca. Rioja
Vinho branco - Varietal com 100% Viura
Notas de degustação:
Cor amarelo pálido. No nariz, aroma de intensidade média, expressivo, flores brancas, fruta fresca, cítricos. Na boca, é saboroso, frutado, fresco.







Finca Nueva Rosado

Região: D. O. Ca. Rioja
Vinho rosado - Corte com:
    - 50% Tempranillo
    - 50% Garnacha
Notas de degustação:
Cor de framboesa intensa. Vivo e Brilhante. No nariz, aromas de frutas vermelhas (cereja, morango e framboesa).
Na boca é fresco, saboroso, fino e equilibrado, com boa acidez, final frutado e persistente.
A família Eguren tem varias gerações de tradição no mundo da viticultura, sempre em um processo de superação que tem levado as bodegas da família: Sierra Cantabria e Señorio de San Vicente (Rioja Alta), Numanthia Termes (Toro), Teso La Monja (Toro) Dominio de Eguren. Este esforço pela procura da qualidade tem sido premiado com uma enorme quantidade de premios e medalhas em diversas apresentações, assim como também já ganhou o troféu de melhor “bodega del año” outorgado ao Grupo Sierra Cantabria.

Sierra Cantabria Seleccion

Região: D. O. Ca. Rioja Alta
Vinho tinto - Varietal com 100% Tempranillo
Notas de degustação:
Cor vermelho rubi intenso. No nariz, boa presença de frutas vermelhas, com aromas de carvalho, especiarias e baunilha. Na boca, é ligeiramente tânico, manifestando a fruta bem integrada com as notas de carvalho, baunilha.












Sierra Cantabria Crianza

Região: D. O. Ca. Rioja Alta
Vinho tinto - Varietal com 100% Tempranillo
Notas de degustação:
De cor cereja intenso, com bordas granada, brilhante. No nariz, abre pleno em frutas,  cerejas suculentas, migrando para notas de tostado, nuances de terra do bosque e sutis e deliciosa baunilha. Na boca, é opulento, com taninos de presença elegante, que se mostram aveludados. Um vinho envolvente, para ficar na memória e ter sempre na adega.
Notas de produção:
Criado em carvalho americano e francês por um período de 14 meses, podemos considerar este Rioja como realmente especial.
Premiações: Robert Parker: 90; Guia Peñín: 91.

A família Antón, criou em 1987 as Bodegas Izadi, com assessoria enológica de dois dos maiores enólogos da Espanha,Mariano Garcia (AALTO) e Angel Ortega. Hoje possuem 4 bodegas, que formam parte do grupo Artevino, Izadi (Rioja), Villacreces (Ribera Del Duero), Vetus (Toro), Orben (Rioja). Todas elas dedicadas a elaborarem, os melhores vinhos de cada região, nas quais atuam. As  Bodegas Izadi, encontram-se no epicentro do triângulo que formam Villabuena, Lapuebla e Samaniego, três dos povoados de Rioja Alavesa, mais emblemáticos na viticultura. Sua proximidade ao rio Ebro, e a proteção que outorga a Sierra Cantabria propicia uma climatologia especial, ideal para o cultivo da videira. A uva utilizada pela Bodega Izadi, é proveniente de 187 hectares de micro parcelas, de menos de um hectare de vinhedo velho, que vai desde os 35 aos 100 anos.

Izadi El Regalo

Região: D. O. Ca. Rioja Alta
Vinho tinto - Corte com:
    - 73% Tempranillo
    - 15% Graciano
    - 12% outros varietais
Notas de degustação:
De cor rubi intenso, com alusão a frutas vermelhas. Aromas de tabaco no nariz. No paladar, muito complexo e aveludado, apresenta múltiplas camadas de aromas frutados acompanhados de cacau e baunilha com fundo tostado alto e alcaçuz. Finos taninos e um longo e elegante final.
Notas de produção:
Criado 20 meses em barricas de carvalho francês e americano de grão fino.


Por várias décadas, a família Castaño vem elaborando vinhos na região de D.O. Yecla ao norte da Província de Murcia, com 400 has. de vinhedos cultivados onde predominam principalmente as uvas: Monastrell (Móuvedre), Garnacha, Tempranillo, Cabernet Sauvignon e Merlot. As características do terreno calcáreo, pedregoso e a altitude de 700m, com invernos frios (-4 ºC) e verões quentes e secos (40ºC) com uma média anual de 3.000 horas de Sol, contribuem definitivamente com o nascimento de um vinho potente com aroma e paladar únicos.

Hécula
Região: D. O. Yecla
Vinho tinto - Varietal com 100% Monastrell
Notas de degustação:
Cor cereja púrpura com borda violeta. No nariz, aromas de licor de framboesa, especiarias, pão tostado, minerais e cacau. Na boca, é espesso, untuoso e espetacularmente rico. Taninos redondos, suaves e delicados. Este vinho magnífico é fruto de velhos vinhedos.
Notas de produção:
Envelhecido por 6 meses em barricas de carvalho americano e francês, e em seguida engarrafado sem filtragem.Um vinho redondo. Este vinho soberbo, pode levar tranqüilamente o título de melhor negócio do mundo em matéria de vinho.



A última obra prima genialda família Eguren. Seguindo (e possivelmente superando) os passos do estrondoso sucesso de sua primeira bodega em Toro, NumanthiaThermes, nasce "Teso La Monja", em vinhedos centenários préfiloxericos, e com toda a experiência adquirida nesta região única do Toro. Sem dúvida, estes seus novos vinhos (Romanico, Almirez, Victorino e Alabaster), vão criar um marco na viticultura mundial. Foi eleita e Melhor Bodega do ano de 2012 pelo Guia Peñin Ed. 2013.

Almirez
Região: D. O. Toro
Vinho tinto - Varietal com 100% Tinta de Toro (Tempranillo)
Notas de degustação:
Cor rubi escuro de borda violácea. Capa média alta. No nariz, boa intensidade aromática, agradável, original e muito complexa, percebendo muito bem a fruta vermelha bem madura e também algo negra, toque mineral. Na boca, um ataque atrativo, suave, sedoso e fresco que se mostra cálido, cremoso e aveludado no percurso revelando com atrevimento sua potencia.
Notas de produção:
Produzido com vinhedos de idade média de 35 anos, fermentação malolática em barricas novas de carvalho francês. Criado em barricas de carvalho francês 30% novas e 70% em barricas de um ano, por um período de 12/14 meses.
Premiações: Robert Parker: 91; Guia Peñín: 94; Teso la Monja eleita a "Melhor Bodega da Espanha" pelo Guia Peñin 2013 repetindo o prêmio de 2012.
Juve y Camps, situada em Sant Sandurni, com 200 ha de vinhedos de alta classe, baseia toda a sua atividade na elaboração exclusiva da uva obtida em seus próprios vinhedos. O soberbo conjunto de vinhedos permite estabelecer uma ambiciosa política vinícola que busca posicionar em cada propriedade a variedade mais adequada, desenvolvendo técnicas ecológicas de cultivo que respeitem e protejam o meio ambiente natural, dando potencial à ação da terra, do sol e da luz mediterrânea que ilumina seus vinhedos.

Cava Juvé y Camps Vintage Brut

Região: D. O. Sant Sadurní d' Anoia
Vinho tinto - Corte com:
    - 45% Macabeo
    - 20% Xarel-lo
    - 35% Parellada
Notas de degustação:
Cor amarelo dourado sobressaindo-se suas finas e efervecentes borbulhas que se elevam de forma compassada formando harmoniosos cordões que contornam uma coroa estavel. No nariz, é agradavel e intenso. No inicio nos evoca claras notas de frutas carnosas e um ligeiro fundo floral. No espaço de curto tempo, sua complexidade cresce e surgem ligeiras notas de pão tostado. Na boca se mostra sugestivamente agradavel. Sua efervecencia é vibrante e amável, que unido a sua equilibrada acidez confere a este Cava uma agradavel cremosidade e frescura.
Notas de produção:
É um GRAN CAVA, com uma crianza de 24 meses em media na garrafa. São elaborados com as primeiras qualidades das misturas das variedades de macabeo, xarel.lo e parellada, procedentes das uvas mais qualificadas do Alto Penedés.

Cava Juvé y Camps Brut Rosé

Região: D. O. Sant Sadurní d' Anoia
  • Vinho espumante rosado Brut - Varietal com 100% Pinot Noir
Notas de degustação:
De cor rosada cereja, apresentando aromas delicados e envolventes,  com claras notas de morangos e maças maduras, envolto em matizes de mel, que se abrem nas sedutoras nuances de torradas recém saidas do forno, permeadas por notas florais. Uma delícia!
Na boca, paladar exuberante com efervescência intensa e cremosa,  belíssima acidez que remete ao frescor,
Retro gosto espetacular.
Um espumante único, para momentos especiais. apresenta  perlage persistente, confirmando e acentuando em boca, a riqueza aromática que contém.
Notas de produção:
É um espumante Brut , elaborado a partir de “mosto-flor”, o primeiro suco de uva que escorre sem prensagem, ocorrendo pelo simples empilhamento da uva no recipiente, ou seja o primor do suco de uva, ligeiramente macerado, de uvas tintas da variedade Pinot Noir, cultivadas em terreno próprio.
Premiações: Robert Parker: 90 pontos.


Fonte: http://www.peninsulavinhos.com.br/

________________________________________________________________________

Não perca!

Dia: 24 de Abril de 2014
Local: Sommelier Vinhos - Rua Passo da Pátria, 166
Hora: das 18h às 20:30
Valor: R$ 80,00*
*R$ 40,00 revertidos em compras na loja no dia do evento.