13/03/2014

Bodegas Salentein


Salentein se localiza na província de Mendoza, que possui ao todo aproximadamento 150.000 hectares de vinhedos e 900 vinícolas, sendo a mais importante região vinícola da Argentina. A vinícola é a líder em cultivar vinhos premium da Argentina com cuidados ambientais. Uma nova visão de qualidade, com a plantação de varietais clássicos, presenvando os vinhos velhos, aplicando técnicas européias e tecnologias avançadas nos seus vinhos de qualidade mundial.

O objetivo de Salentein é fazer vinhos argentinos de alta qualidade, respeitando e apoiando as pessoas, a natureza e a comunidade nas quais os vinhos são produzidos. O comprometimento da compania com as pessoas da Argentina é combinado com investimentos, oportunidades de emprego e treinamentos com lições de esperança. Salentein enfrenta desafios nacionais com vitalidade e comprometimento com a sustentabilidade global.


O magnífico vinhedo, pensado em ambas forma e funcionalidade, num formato que permite a customização e o cuidado no tratamento das uvas, reduzindo a distância que o vinho precisa ser movido durante os processos de sua fabricação.


Cada ponta é uma pequena vinícola com dois níveis - o nível do chão que abriga tanques de metal e de madeira francês para fermentação e estocamento, e um nível subterrâneo para envelhecimento do vinho em barris de carvalho. Os dois níveis permitem que o vinho seja transferido dos tanques para os barris através de um sistema de gravidade tradicional.

As quatro pontas convergem para uma camara circular central, que lembra um anfiteatro e foi inspirada nos antigos templos clássicos.

________________________________________________________________________

Para conhecer mais sobre essa vinícola e degustar os vinhos: Portillo Malbec e Portillo Sauvignon Blanc, passe em nossa loja!

Rua Passo da Pátria, 166.

Curta nossa página: https://www.facebook.com/sommeliervinhos.com.br

05/03/2014

O mundo dos vinhos também é delas

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, conheça mulheres que foram atrás de seus sonhos e objetivos e conquistaram seu espaço no mundo dos vinhos.

Susana Balbo

Primeiro, o vinho virou paixão. Susana Balbo era uma conhecida enóloga de Mendoza e não tinha chegado aos 40 anos quando, separada do pai de seus dois filhos, casou-se novamente, com Pedro Marchevsky, então enólogo da Catena, a mais prestigiada bodega argentina. Aí, a paixão virou vinho. Seis anos depois, o casal colheu as uvas de seus próprios vinhedos, alugou uma adega e fez o primeiro vinho da Dominio del Plata. Hoje eles têm sua sede em Luján de Cuyo e exportam, para 17 países, 99% da produção da vinícola, duas dezenas de rótulos.

Com qualquer uva, branca ou tinta, os vinhos da dupla são vibrantes, não apenas em aromas e sabores, como em histórias. Em 2000, Susana Balbo quis homenagear seus dois filhos, José (que em 2007 se forma em enologia na Califórnia) e Ana (estudante de Administração em Buenos Aires), com um vinho jovem da Dominio del Plata. Na mesma época, contudo, o pai deles morreu e coube a Gabriela Marchevsky, filha de Pedro, imaginar o rótulo, que simboliza a mãe protegendo suas crias. Na família “Crios”, Susana põe seu talento à prova com um corte meio a meio de Syrah com Bonarda. Também exibe um dos melhores rosados do continente, feito com Malbec, e tem agora um Torrontés, a mais típica branca da Argentina, floral e fresco, produzido em Cafayate, na província de Salta. 

(Fonte: revista IstoÉ Gente)

Maria Luz Marín

Casa Marín é uma vinícola familiar dirigida por Maria Luz Marín (Marilu), uma produtora de destaque que já trabalhou para importantes vinícolas chilenas por muitos anos e que também desde muito cedo tinha interesse pelo vinho, porém, se apaixonou por ele enquanto cursava a faculdade de Engenharia Agronômica.


"Quando eu assisti a minha primeira classe viticultura, eu sabia que tinha caído de amor. Foi a maneira que o professor falou sobre as uvas. Ele falou da nobreza da planta, como cresce, como ela existia como um ser. Ele falou sobre o vinho como sempre havia sido parte da humanidade, e eu aprendi que o vingo não era apenas vinho, era vida. Aprendi que o vinho é artístico. Para mim esta classe foi como ouvir poesia." Marilu Marín

Marilu sempre teve a determinação de fundar sua adega em Lo Abarca - no Vale de San Antônio, muito próximo ao Oceano Pacífico na costa chilena, mas ela enfrentou muitos desafios antes que pudesse transformar seu sonho em realidade: condições climáticas extremas, irrigação difícil, ceticismo dos profissionais do setor e amigos da região contrários a ideia por temerem que ela perderia dinheiro.

Apesar de todas as dificuldades, em 2000, quando foi fundada a Casa Marín, Marilu tornou-se a única mulher enólogo, proprietária e fundadora de uma vinícola chilena. Ela havia criado com sucesso uma empresa cujos vinhos têm sido muito elogiados em todo o mundo e ajudaram a colocar o Chile em uma posição de destaque, com vinhos de alto padrão.

"Paixão pura" é o slogan da vinícola, porque tudo o que Marilu faz é cheio de paixão, a principal força motriz que a orienta através de cada nova aventura e projeto,e que ela divide com sua família. 

(Fonte: http://www.casamarin.cl/)

Filipa Tomaz da Costa

Sua relação com os vinhos teve início na sua infância, devido a uma adega que era propriedade de seu avô na Vila Franca de Xira e das vindimas que fazia nas vinhas de familiares, em Gouveia. Sua história teve início em 1981, na vinícola João Pires & Filhos, atual Quinta da Bacalhôa. 


"No início, a correspondência que me enviavam vinham sempre em nome de Filipe e não Filipa. Suponho que tenha sido uma surpresa para este sector que era na grande maioria de homens, mas com o tempo e mostrando o nosso trabalho, vamos sendo reconhecidas. Penso que os entraves que tive foram os mesmos que nas outras profissões as mulheres tiveram ou têm. A minha mãe, por exemplo, não é médica por que naquelas alturas as mulheres eram mal vistas se estudassem medicina. Ainda hoje, as mulheres nos mesmos cargos que os homens ganham menos." Filipa Tomaz da Costa 
(Fonte: http://www.bacalhoa.com/noticias/show.htm?idcont=519)

Um dos motivos de orgulho de Filipa, que atualmente é Diretora de Enologia da vinícola, é ter participado do primeiro engarrafamento do vinho Quinta da Bacalhôa, que hoje leva a sua assinatura. Ela é responsável pela produção de mais de oito milhões de litros de vinho e deve-se a ela as premiações e títulos recebidos pelos rótulos Quinta da Bacalhôa Branco e Tinto, Catarina, Má Partilha, Cova da Ursa, além do Moscatel de Setúbal. 

(Fonte: http://goiabadademarmelo.wordpress.com/tag/filipa-tomaz-da-costa/)

Filipa Pato

Desde criança Filipa está acostumada a ver os pais envolvidos com produção de vinhos (a família Pato há cinco gerações que se dedica à criação de vinhos na Bairrada.) Depois de se especializar em cursos na França, Argentina e Austrália, com apenas 37 anos, ela comanda uma das vinícolas mais elogiadas de seu país, na região de Beiras. No ano passado, seu trabalho foi premiado pela revista alemã “Feinschmecker” com o “Oscar do Vinho” de melhor produtora.


Além do currículo invejável, ela adora repetir um termo que já virou seu mantra: “vinho sem maquilhagem” - ou maquiagem, no nosso português. Mas o que isso quer dizer? Para a enóloga, a bebida deve carregar consigo a identidade do local onde foi produzida, uma espécie de DNA.

"Trabalho com uvas nativas e, para mim, vinho é uma questão de origem. Eles precisam ser autênticos." Filipa Pato

(Fonte: O Globo)


Para presentear nossas clientes, convidamos para uma degustação do Espumante Filipa Pato 3B Rosé Bruto e do vinho Casa Marín Cartagena Pinot Noir 3 Vinhedos.

Dias 06, 07 e 08 de Março - Quinta e Sexta das 16h às 20h e Sábado das 11h às 19h.

Sommelier Vinhos, Rua Passo da Pátria, 166.

Facebook: https://www.facebook.com/sommeliervinhos.com.br?hc_location=stream