29/11/2008

A SOMMELIER VINHOS ABASTECE A ADEGA DA MOSTRA CASA & CIA

A Sommelier Vinhos foi convidada pela luminotécnica Sandra Thomé e a arquiteta Karen Hass a participar do Ambiente Adega da Mostra Casa & Cia, contribuindo com assessoramento técnico e abastecimento de vinhos para o ambiente.


A Sommelier escolheu um mix de vinhos que representa a adega de um consumidor moderno e atualizado com as principais regiões produtoras de vinhos do mundo, apresentando rótulos de países do Velho e do Novo Mundo.

Não poderiam faltar rótulos da Argentina e do Chile, mas também estão presentes a Austrália e a África do Sul, além das novidades de São Joaquim, a mais nova região produtora de vinhos do Brasil. Do velho mundo estão vinhos italianos, portugueses, espanhóis e franceses. Complementando a adega, estão vinhos espumantes e licorosos.

Um mix equilibrado que contempla as mais variadas ocasiões para um enófilo moderno e exigente.
Passe na Mostra Casa & Cia e veja a beleza e a modernidade do ambiente!

11/11/2008

Degustação Freixenet


O Grupo Freixenet se dedica, desde 1917, à produção de cavas e vinhos de qualidade. Atualmente está presente em vários países, sendo líder de vendas no segmento de espumantes com a marca Freixenet. Na quinta-feira, dia 13/11, das 18 às 21 horas, degustaremos na Sommelier Vinhos, a linha de cavas do grupo Freixenet. Será uma pequena amostra da qualidade que pode brindar as festas de final de ano e acompanhar o verão que se aproxima.
Estarão presentes:


Cordón Negro - (40% Parellada, 35% Macabeo, 25% Xarello)
Cava leve muito apreciado por seu grande frescor. O elevado teor da uva Parellada no corte e a fermentação com temperatura controlada de 12 ºC, lhe conferem aromas finos e intensos, predominando os frutadoss. Sua coloração é amarelo palha e brilhante. Sua borbulha, fina e persistente, forma uma excelente coroa. Tem paladar límpido, leve e com elegante e ampla via retronasal. Ideal para acompanhar frutos do mar, risotos e carnes brancas. Temperatura ótima de consumo: 6 – 7 ºC
Carta Nevada - (33% Parellada, 33% Macabeo, 33% Xarello)
Típico cava da região, com um corte equilibrado das variedades autóctonas do Penedés. Sua coloração é amarelo palha, límpida e brilhante. Suas borbulhas, de tamanho médio, formam uma bela coroa. Apresenta ligeiros aromas florais e consistente estrutura em boca, devido ao período de maturação. O licor de expedição se elabora com vinho do mesmo corte, envelhecido 12 meses em barrica. Ideal para acompanhar frutos do mar, risotos e carnes brancas. Temperatura ótima de consumo: 6 – 7 ºC
Brut Rosé - (70% Trepat, 30% Garnacha )
Brut elaborado a partir das variedades de uva Trepat e Garnacha. Se distingue por sua viva coloração rosada. Borbulhas finas e elegantes. Após um longo envelhecimento em cava, segue conservando frescos e suaves aromas florais e de frutas vermelhas. De paladar leve e fresco, que remete aos vinhos rosados característicos da região do cava. Ideal para acompanhar aperitivos e massas. Temperatura ótima de consumo: 6 – 7 ºC

Reserva Heredad - (67% macabeo, 33% parellada)
De coloração amarelo pálido, possui mousse fino e persistente. Seu aroma potente, pelo amadurecimento na garrafa, cria a combinação perfeita entre doçura e acidez. Mantém toques de aromas varietais. Na boca é também potente, mas não brusco. Elegante ao paladar, deixa sua marca num final memorável, acompanhado de um retrogosto longo e muito agradável. Acompanha apertivos, peixes, frutos do mar, carnes brancas e queijos suaves. Temperatura de consumo: 8-9 ºC
Brut Reserva - (50% macabeo, 35% parellada, 15% xarel·lo)
De cor amarelo pálido e borbulhas finas e abundantes, muito persistente. É franco, elegante e harmonioso no nariz. Na boca se mostra muito vivo, amplo em sabores e muito equilibrado. Sua harmonia convida a seguir degustando-o. Ideal para acompanhar aperitivos, lulas, cortes frios e frutos do mar. Temperatura ótima de consumo: 7-8 ºC
Lavit Brut Nature - (60% macabeo, 40% parellada)
Cor amarelo palha com reflexos esverdeados. Com perlage fina e com bom desprendimento, formando ligeira coroa. Aromas de amadurecimento (levaduras, frutos secos, manteiga), de frutas maduras e toques de anis. Na boca sua entrada é suave e fresca. No retrogosto deixa toques de frutos secos. Acompanha frutos do mar, frios, aperitivos. Temperatura de consumo: 7-9 ºC

Não deixe de conferir! E aproveite, pois na data da degustação estes produtos estarão sendo comercializados com desconte especial! Se quiser maiores informações, ligue: (51)3024.0751.

03/11/2008

Bruschettas!!

Os amigos que freqüentam a Sommelier aos sábados à tarde já comprovaram: bruschettas (se pronuncia brusqueta) deixam nossas vidas mais alegres. Num momento de descontração, seja a dois ou com amigos, seja como entrada ou lanche, elas surgem como um encantamento ao paladar. Na Sommelier fazemos as clássicas de tomate e manjericão, mas elas se prestam às mais variadas combinações. O sucesso é tanto, que os pedidos da receita das bruschettas são freqüentes!

A bruschetta, originária das regiões de Lazio e Abruzzos, conquistou a Itália e espalhou-se pelo mundo. Seu nome se origina da palavra "bruscare", que significa grelhar ou tostar. Na Toscana é chamada de "fettunta" ou "panunto", originária das palavras "fetta unta" ou "pan unto", ou seja, fatia ou pão untados, invariavelmente com azeite da melhor qualidade! A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino. Há, porém, incontáveis variações para se preparar uma boa bruschetta.
Como os pães italianos são diversificados, variando de região para região, a bruschetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado "frisella" ou "frisedda". Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano. Embora certas guarnições seriam mais adequadas para determinados tipos de pães, pode-se garantir uma boa bruschetta, somente com um bom pão e um azeite de oliva de boa qualidade. A pimenta-do-reino moída na hora, também dá um sabor especial.

Na preparação das bruschettas na Sommelier utilizamos o pão tipo baguette, devido ao fato do tamanho de suas fatias facilitarem a degustação. Contudo, em geral, para servir como entrada, o melhor é utilizar o pão italiano, facilmente encontrado em nossos mercados. Pode-se tostar as fatias, em uma grelha bem quente ou assá-las no forno. O importante é conseguir uma superfície firme e crocante, mantendo a maciez da parte interna.

Os ingredientes, para 4 pessoas:

  • 4 fatias de pão italiano (de 3 a 4cm de espessura)
  • 2 dentes de alho grandes, sem casca
  • Azeite de oliva o suficiente para regar as bruschettas e mais 4 colheres para temperar o tomate
  • 2 tomates grandes e maduros, bem picados
  • Folhas de manjericão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ao fazer no forno, pré-aqueça-o à temperatura de 200ºC. Coloque as fatias de pão em uma assadeira e leve ao forno por 10-15 minutos, verificando sempre para que não "torre", mas sim garanta a crocância externa e a maciez interna. Retire do forno e imediatamente esfregue o dente de alho na fatia ainda quente, regue com um bom azeite extra-virgem e cubra com a mistura de tomates picados temperados com sal, pimenta-do-reino, azeite e manjericão. Pode ser servida imediatamente, enquanto quente, bem como fria, como aperitivo.

Pode-se até organizar uma festa, somente com bruschettas, utilizando-se quatro a cinco tipos diferentes, com sabores e cores distintas, acompanhadas, é claro, de um bom vinho. Se não encontrar o pão indicado, use outro qualquer de sua preferência e crie sua própria receita. O importante é que, qualquer que seja a cobertura de sua bruschetta, os ingredientes devem ser frescos e preparados com cuidado e criatividade.


Eis algumas dicas:
Azeitonas e alho
Mussarela de búfala, tomate seco e manjericão
Escarola refogada com azeite, sal e alho
Pimentão vermelho e amarelo, cortado em tiras, assados e temperados com azeite, sal e orégano
Pasta de gorgonzola e fatias de figo
Aspargos e presunto cru
Ratatoullie
Presunto cru e rúcula
Berinjela com gruyére
Cebola caramelada com gorgonzola
Doce de figo e presunto cru
Queijo Brie, presunto cru e figo.

A sua criatividade é quem manda!! Reúna os amigos e faça um festival de harmonização entre vinhos e bruschettas. A diversão estará garantida nestas noites de primavera!!