24/09/2008

JANTAR NO CALAMARES


O jantar harmonizado no restaurante Calamares (http://www.restaurantecalamares.com.br/) fechou com chave de ouro a semana portuguesa da Sommelier. Não poderia ser diferente! Os pratos maravilhosamente elaborados pela equipe do Calamares e os vinhos com muita qualidade que a importadora Lusitana traz para nós brasileiros, fizeram o casamento enogastronômico perfeito! Nossos clientes puderam conferir este resultado numa noite agradável, de muita conversa e aprendizagem. A simpatia da Eliza, sócia proprietária da Lusitana, foi destaque no evento. Incansável, revelou-se uma defensora da enologia portuguesa, com muita propriedade e conhecimento. A equipe do Calamares esteve impecável no serviço, os pratos foram servidos de forma cadenciada e no tempo certo para a apreciação de todos.
O profissionalismo em pessoa!

Para quem não pode ir, eis aqui uma amostra do que foi a noite.

As boas vindas foram dadas com o Lisa Branco, 2006, vinho da região das Terras do Sado, da cepa Moscatel. Perfumado apresenta aromas de laranjeira e mel; na boca é macio, leve com final de boca redondo e seco.

Entrada:

BOLINHOS DE BACALHAU

Essa maravilha apenas prenunciava o que seria a noite! O Vinho Verde Valemésio, 2007, da região do Minho, elaborado com as castas loreiro, pedrenã, azal branco, arinto, trajadura. Apresentou uma acidez agradável, bastante cítrico acompanhando elegantemente o prato.

Primeiro Prato:

LINGUADO AO MOLHO DE OSTRA COM ACOMPANHAMENTO DE ARROZ DE ESPINAFRE


Uma profusão de sabores que foi apresentado com dois vinhos, entre os quais os convivas escolhiam o que mais lhe apetecia como acompanhamento do prato. Inicialmente foi apresentado o branco da Casa Ermelinda Freitas, das Terras do Sado - o Terras do Pó, 2007. Composto da casta Fernão Pires, possui um bom corpo, equilibrado e com certa untuosidade. Em seguida foi apresentado o tinto Herdade das Albernoas, 2004, composto com as castas aragonês, trincadeira e castelão, vinho alentejano. De coloração rubi ligeira, aromas frescos de frutos vermelhos maduros, paladar muito macio e suave. Era uma difícil escolha!

Segundo Prato:

BACALHAU DOURADO EM POSTAS,COM BATATAS, CEBOLAS E BRÓCOLIS



A noite evoluía juntamente com a complexidade dos sabores e aromas dos pratos e dos vinhos! Para este prato foi sugerido três vinhos:

* Herdade Paço do Conde, 2004, entre os vários prêmios que possui, destaca-se a Menção Honrosa recebida no concurso "Dez Melhores do Alentejo". Composto pelas uvas trincadeira, aragonês, alicante bouschet e cabernet sauvignon, possui coloração rubi intensa, aromas expressivos de frutos vermelhos maduros com notas tostadas conferidas pela permanência de três meses em barricas francesas e americanas. Elegante, de paladar frutado, macio e suave.

*Barão do Sul Colheita Selecionada, 2003. De coloração rubi e aroma frutado, tem como característica principal um conjunto bem estruturado, redondo e muito fácil de beber. Suas castas são aragonês, alicante bouschet, cabernet sauvignon e castelão. Passa nove meses em barricas de carvalho francês e 18 meses de garrafa, tempo suficiente para lhe dar uma complexidade fina e elegante.

* Duque de Beja, 2005. De cor rubi fechada, aromas intensos e complexos de amixas maduras, groselha, especiarias. Macio e envolvente, final persisten te e muito agradável. Em sua composição encontram-se as castas syrah, trincadeira, cabernet sauvignon e aragonês. Passa por um estágio de nove meses em barricas americanas e francesas e seis meses em garrafa.
Essa foi a verdadeira batalha da noite, pois os vinhos se apresentavam, cada um em sua característica, como acompanhantes diferenciados e valorosos. Novamente não houve unanimidade nas escolhas, ficando os convivas com a difícil missão de testar e retestar as provas!

A noite prosseguia e, após tantas discussões e apreciações, eis que surge uma unanimidade no horizonte! Acompanhando a...

SOBREMESA:

TOUCINHO DO CÉU COM OVOS MOLES

A combinação perfeita encerrou o jantar. Os aromas, o corpo e um toque equilibrado de acidez, transformou o Moscatel de Setúbal na estrela da noite. Quem já o degustou tem a verdadeira noção da qualidade a que se chegou com este belo vinho fortificado.

* Moscatel de Setúbal, 2004, da Península de Setúbal, elaborado com a casta Moscatel de Setúbal. Apresenta aromas complexos e evoluídos, com toques de flor de laranjeira e mel. Na boca é doce, macio e com final prolongado.

Nossos clientes e amigos nos proporcionaram uma excelente convivência, foram momentos de grande prazer!




Em breve teremos novos jantares harmonizados e novidades do mundo enogastronômico.



20/09/2008

PORTUGUESES NA SOMMELIER

Posted by Picasa

A noite de apresentação de vinhos portugueses na Sommelier foi um absoluto sucesso! A Importadora Lusitana trouxe alguns de seus melhores exemplares para uma degustação especial, acompanhada de agradável bate-papo. Muitos clientes prestigiaram o evento e puderam ter contato com o que há de melhor na nova vitivinicultura portuguesa. Os vinhos das várias regiões de Portugal chamaram a atenção pela qualidade e o toque de modernidade que a sua elaboração deixa no resultado final. Os vinhos desgustados foram:

Do Alentejo
Herdade das Albernoas, 2004 - 13º Alc. (Soc. Agríc. Encosta do Guadiana, LDA)
Castas: Aragonês, Trincadeira e Castelão.
Estágio: 8 meses em cubas de inox e 2 meses em garrafa.
De coloração rubi ligeira, aromas frescos e vivos de frutas vermelhas e paladar suave: um vinho elaborado para agradar.

Monte do Vilar - 2005 - 13,5º Alc. (Casa de Santa Vitória)
Castas: Trincadeira, Aragonês.
Cor rubi, aromas intensos de frutos vermelhos (framboesa e groselha) com um toque herbáceo. Na boca ele é jovem, frutado, toque elegante com final prolongado.

DJ Encostas de Estremoz Trincadeira - 2004 - 14,5º Alc. (Soc. Agríc. da Lagarteira, S.A.)
Castas: Trincadeira
Estágio: 7 meses em barricas de carvalho americano e francês allier.
Aromas quentes e envolventes: ameixa preta, chocolate, baunilha; na boca o vinho mostra-se suave e elegante, com muita persistência.

Herdade Grande - 2005 - 13,5º Alc. (Antônio Manuel Lança)
Castas: Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon
Estágio: 6 meses em carvalho americano e 4 meses em garrafa.
Vinho muito encorpado, de coloração rubi intensa. Aromas complexos, frutos vermelhos maduros, bem integrados com a madeira. Na boca mostra-se cheio, equilibrado e muito estruturado. Um vinho de grande longevidade que só tem a ganhar com o uso de decanter.

Barão do Sul Colheita Seleccionada, 2003 - 13º Alc. (Cachamoa - Cia de Vinhos e Azeites)
Castas: Aragonês, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Castelão
Estágio: 9 meses em carvalho francês e 18 meses em garrafa.
Vinho de coloração rubi e aroma frutado. Sua principal característica é a elegância de um conjunto bem estruturado, redondo e muito fácil de beber.

Das Terras do Sado

EMME Grande Escolha - 2003 - 14,5º Alc. (Cachamoa - Cia. de Vinhos e Azeites, LDA)
Castas: Cabernet Sauvignon, Merlot
Estágio: 22 meses em barricas de carvalho francês e 24 meses em garrafa.
Vinho de cor rubi carregada, aromas envolventes (fruta madura, chocolate, café, tabaco). Um vinho muito complexo, com corpo redondo e final de boca persistente.

Terras do Pó (branco) - 2007 - 12,5º Alc. (Casa Ermelinda Freitas)
Castas: Fernão Pires
Aroma exuberante de frutos tropicais (abacaxi, banana, coco) com leve toque floral, o vinho apresenta-se extremamente agradável. Na boca, sentimos um toque untuoso, encorpado e equilibrado.

Terras do Pó (tinto) - 2006 - 13º Alc. (Casa Ermelinda Freitas)
Castas: Castelão
Estágio: 4 meses em barricas de carvalho francês
Um vinho levemente amadeirado, com aromas de frutos vermelhos maduros e notas de baunilha. na boca ele é macio, leve e agradável.

Lisa Rosé - 2007 - 13,5º Alc. (Soc. Agríc. Casal do Tojo)
Castas: Touriga Nacional, Syrah
Cor rosa vivo, aroma fresco e frutado, com notas de frutos silvestres, em especial morango e algumas sugestões florais. Na boca o vinho apresenta-se muito macio, fresco e com mais notas de morango.

Do Minho

Valemésio Branco - 2007 - 9º Alc. (Caves Montes LDA.)

Castas: Loreiro, Pedrenã, Azal Branco, Arinto, trajadura. Bons aromas, frutos citrinos na boca, acidez equilibrada. Possui as características mais desejadas em um vinho verde.

Do Dão
Quinta Mendes Pereira - 2004 - 13º Alc. (Raquel Camargo Mendes Pereira)
Castas: Touriga Nacional, Alfocheiro, Jaen, Tinta Roriz.
Vinho de coloração rubi e bouquet de frutos vermelhos maduros. Na boca mostra-se encorpado, com muita estrutura e acidez equilibrada.

Do Douro
Poleiros - 2004 - 13,5º Alc. (Quinta do Zimbro - Vinhos LDA.)
Castas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca.
Cor carregada e aroma intenso de frutos vermelhos, com leve toque mineral, que lhe confere alguma complexidade. Estrutura muito equilibrada, corpo bastante presente, com o final de boca persistente.

Da Península de Setúbal
Moscatel de Setúbal, 17º Alc. (Adega Coop. de Palmela)
Castas: Moscatel de Setúbal
Seus aromas são complexos e evoluídos, de flores de laranjeira e mel. Na boca mostra-se doce, macio e com um final prolongado.
Além dos belos vinhos apresentados, nossos parceiros da Tortaria Portugal se destacaram! Nossos clientes puderam degustar os deliciosos quitutes característicos de Portugal, confeccionados com a qualidade da Tortaria. As empadinhas de bacalhau, de camarão, assim como os mini quiches de alho-poró e de tomates secos, casaram perfeitamente com os vinhos portugueses, brancos e tintos. Não faltaram, também, elogios aos doces maravilhosos, com destaque para o Pastel de Santa Clara, impecavelmente acompanhado pelo indescritível Moscatel de Setúbal.

Certamente, uma noite de agradáveis surpresas para muitos! Em breve teremos novas surpresas!
Se você não conhece a Tortaria Portugal, faça uma visitinha, temos certeza de que não se arrependerá! Ela fica na Rua Couto de Magalhães, 833 - esquina Rua Filadélfia, Bairro Higienópolis - Porto Alegre. Fone: (51) 3022-8526

17/09/2008

SEMANA PORTUGUESA

Nesta semana teremos a honra de receber em nossa loja o Sr. Henrique Cachão, proprietário da Importadora Lusitana e da Vinícola Cachamoa, de Portugal. Para esta visita preparamos dois eventos especiais e imperdíveis:

Dia 18/08 – quinta-feira – 20 hs.
Local: Loja Sommelier Vinhos
Vagas limitadas mediante agendamento pelos fones: (51) 3024-0751 ou (51) 3025-0431

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS PORTUGUESES DA IMPORTADORA LUSITANA

Henrique Cachão, juntamente com nossa equipe, estará recebendo e comentando os vinhos. Será uma excepcional seleção de vinhos das mais diferentes regiões de Portugal.

Entre os vinhos apresentados, estarão produtores como:

1. Casa Ermelinda Freitas (Terras do Sado) – empresa familiar que tem em seu comando D. Leonor Freitas.
2. Casa de Santa Vitória (Alentejo), foi eleito o produtor do ano em Portugal. Honra todos os prêmios que recebe.
3. Quinta Mendes Pereira (Dão), produção pequena de vinhos, artesanalmente elaborados, com colheita manual e a tradicional pisa a pé.
4. Cachamoa (Terras do Sado), jovem vinícola que se destaca pela qualidade de seus vinhos e prêmios que recebe.
5. Quinta do Zimbro (Douro), vinícola tradicional que produz vinhos premiados em Portugal e no mundo.
Ao final do evento brindaremos com o delicioso Moscatel de Setúbal.

Nosso parceiro neste evento será a Tortaria Portugal, oferecendo para degustação variados doces e salgados típicos portugueses.


Dia 19/09 – sexta-feira – 21 hs

JANTAR HARMONIZADO – RESTAURANTE CALAMARES
http://www.restaurantecalamares.com.br/

Rua Mercedes, 157 – Porto Alegre – RS

Vagas limitadas mediante agendamento prévio pelos telefones: (51) 3024-0751 ou (51) 3024-0431

Valores (inclui degustação, jantar, água e café):
Individual: R$ 110,00
Casal: R$ 200,00

MENU:

Boas Vindas
Degustação: Lisa Branco

Entrada:
Bolinhos de Bacalhau
Degustação: Vinho Verde Valemésio

Primeiro Prato:
Linguado ao Molho de Ostras com acompanhamento de arroz de espinafres.
Degustação: Terras do Pó Branco / Herdade das Albernoas Tinto

Segundo Prato:
Bacalhau dourado (em postas, com batatas, cebolas e brócolis)
Degustação: Duque de Beja /Barão do Sul Colheita Selecionada / Herdade Paço do Conde

Sobremesa:
Toucinho do céu com ovos moles
Desgustação; Moscatel de Setúbal

Venham conhecer a nova vitivinicultura portuguesa.

Aguardamos você!

Um grande abraço

15/09/2008

Apresentação dos Vinhos Angheben


No último sábado, dia 13, tivemos o prazer de receber, na Sommelier Vinhos, Eduardo Angheben, enólogo e diretor da Vinícola Angheben.
Vinícola de produção artesanal, a Angheben tem se dedicado ao cultivo de cepas raras no país, como as italianas Barbera e Teroldego e a portuguesa Touriga Nacional. Com lindas plantações na região da Serra Gaúcha e de Encruzilhada do Sul, o resultado da experiência e do investimento foi apresentado aos nossos clientes que tiveram, também, a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas diretamente com o Eduardo. Os vinhos degustados foram:
Barbera - 2007: Vinho elaborado unicamente de uvas da variedade Barbera (Piemonte). Casta de origem Italiana da região do Piemonte que encontrou em Encruzilhada do Sul um ambiente extremamente favorável, gerando um vinho muito macio, fácil de beber devido a seus taninos “redondos”, com grande intensidade aromática, equilibrado e muito envolvente.
Cabernet Sauvignon - 2004: Vinho muito elegante que revela seu bom corpo destacando-se por uma ótima relação de taninos e acidez, essa mostrando-se baixa. Cerca de 50% deste vinho passou por um estágio de 06 meses em barris de carvalho e após passou por envelhecimento em garrafas.
Touriga Nacional - 2004: Casta de origem portuguesa que encontrou em Encruzilhada do Sul um ambiente extremamente favorável, gerando um vinho potente, encorpado, com aromas intensos e complexos, e paladar harmônico e marcante.
Teroldego - 2005: Vinho elaborado unicamente de uvas da variedade Teroldego. Casta da região Trentina, norte da Itália, terra de origem da família Angheben. Em Encruzilhada do Sul esta uva encontrou um ambiente extremamente favorável, gerando um vinho com aromas intensos e complexos, e um paladar rico e volumoso.
Espumante Angheben Brut: Elaborado pelo Método Champenoise, de um corte de partes iguais das uvas Pinot Noir e Chardonnay.

Foi uma tarde perfeita: clientes amigos, bons vinhos e as já tradicionais Bruschettas!

Você quer saber mais sobre a Angheben, acesse: http://www.angheben.com.br/


Aguarde novidades da Sommelier Vinhos.